Como escrever uma redação de autoavaliação

Escrito por kim durant | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação de autoavaliação
Valorize a oportunidade de refletir sobre sua experiência (mirror,mirror... image by Catabu from Fotolia.com)

Muitos postos de trabalho e programas educacionais exigem redações esporádicas de autoavaliação a fim de avaliar a habilidade, o progresso e a direção das pessoas envolvidas. Esse tipo de texto exige reflexão, uma certa quantidade de honestidade e posicionamento sincero sobre quaisquer questões negativas. Essas etapas ajudarão você a criar uma redação de autoavaliação franca e estratégica, adequada para um programa ou instituição.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Caneta ou lápis
  • Computador

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare-se para a tarefa. Reúna todos os materiais necessários que se relacionem com a tarefa de fazer uma redação de autoavaliação, como as diretrizes para a redação, suas autoavaliações de anos anteriores e o seu "registro de trabalho" detalhando suas dificuldades e realizações.

    Como escrever uma redação de autoavaliação
    Reveja seu diário de trabalho caso tenha um (journal and fountain pen image by jimcox40 from Fotolia.com)
  2. 2

    Reveja as diretrizes de redação. Veja principalmente o tamanho requerido e quaisquer questões norteadoras ou temas para a redação. Em sua mente, revise o objetivo maior da redação. Se for para um trabalho, ela serve como uma avaliação reflexiva do seu desempenho, do relacionamento com colegas de trabalho e das intenções para o seu futuro na empresa. Se for para um seminário ou programa educacional, ela deve ser direcionada ao assunto do estudos, e não ao seu relacionamento com os colegas de classe, por exemplo.

    Como escrever uma redação de autoavaliação
    Problemas com relações interpessoais são comuns, mas não cite nomes ou culpe alguém (students image by Ivanna Buldakova from Fotolia.com)
  3. 3

    Faça uma lista dos pontos em que você se sobressai ‒ e quais têm dificuldades ‒ em seu trabalho ou escola, sendo o mais específico possível. Caso a redação deva cobrir um determinado período, não se esqueça de rever mentalmente os projetos que você empreendeu ao longo desse período e de abordá-los em seu texto.

    Um guia de recursos da Faculdade Evergreen sugere fazer a seguinte pergunta: "O que foi mais satisfatório sobre a aula?". Você pode adaptar essa questão para atender a uma autoavaliação de desempenho no trabalho.

    Como escrever uma redação de autoavaliação
    Algumas pessoas gostam de escrever cada consideração em uma ficha separada (notes image by Pefkos from Fotolia.com)
  4. 4

    Transfira suas anotações manuscritas para o computador. Revise a sua autoavaliação e simplifique-a. A estrutura tradicional de uma redação de autoavaliação começa com uma visão ampla (algumas poucas frases), resumindo a sua experiência e planos para o futuro no que diz respeito ao emprego ou postura em sala de aula, em seguida, uma discussão dos aspectos positivos da sua experiência (conquistas, lições aprendidas, competências adquiridas e grandes melhorias). Fale sobre as dificuldades que possa ter tido e delineie seus planos para o futuro.

    Como escrever uma redação de autoavaliação
    Apresentar sua redação em uma pasta oferece um aspecto profissional (folder image by Igor Shootov from Fotolia.com)
  5. 5

    Verifique se você cumpriu todos os requisitos necessários e respondeu às perguntas específicas mencionadas nas orientações.

    Como escrever uma redação de autoavaliação
    Se a redação estiver muito curta, volte e elabore mais cada ponto (tape measure image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Todo ser humano tem falhas e áreas em que tem dificuldades. Embora você certamente não deva escrever uma epopeia que disseque todas as suas fraquezas, admita ter dificuldade em pelo menos um ponto. Encare-o positivamente, enumerando as ações que você está tomando ou pretende tomar para superar essa dificuldade.
  • Se você escrever uma autoavaliação exageradamente positiva, a pessoa responsável pela leitura, avaliação ou resposta pode se sentir compelida a chamar sua atenção, e pode até causar uma percepção negativa a seu respeito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível