As competências necessárias para um operador de computador

Escrito por jared lewis | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As competências necessárias para um operador de computador
Operadores de computador mantem os escritórios operando tranquilamente por meio do monitorando dos sistemas do computador (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Os operadores de computador são responsáveis por supervisionar os sistemas de hardwares de um computador. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, eles controlam tanto grandes como microcomputadores, entre vários outros dispositivos periféricos conectados aos sistemas do computador. Em maio de 2008, as estatísticas reportaram que a média anual dos salários desses profissionais era de R$ 11.600,00. Esses operadores precisam ter várias competências técnicas e conhecimento especializado.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades operacionais

Uma competência chave para o operador de computador é a habilidade de monitorar operações e detectar eventuais problemas. Ele precisa ser capaz de acompanhar as variações ou mudanças do desempenho de um computador. Além disso, ser capaz de diagnosticar um determinado problema e resolvê-lo. Isso pode exigir a reposição de equipamentos ou programas que não estejam funcionando corretamente. Os operadores de computador entram com comandos, se necessário, e respondem as mensagens de erro. Eles também usam programas de depuração/limpeza para acelerar ou aumentar o desempenho do computador.

Habilidades comunicacionais

Os operadores de computador devem ser capazes de ler e compreender as informações técnicas tais como manuais de operação e diagramas técnicos. Eles precisam ter excelentes competências comunicacionais para poderem transmitir efetivamente essa informação para aqueles que precisam conhecê-la. Eles também devem ser capazes de ouvir ativamente, e fazer perguntas para obter informações que os ajudem a localizar a raiz do problema.

Habilidades tecnológicas e de conhecimento

Os operadores de computador necessitam saber como cada peça do computador pode afetar todo o desempenho. Eles precisam ter conhecimento dos sistemas operacionais, como Microsoft Windows, UNIX e Sun Microsystems Java Enterprise System. Além disso, eles também precisam se familiarizar com programas de interface de dados, como o Teradata Enterprise Data Warehouse, IBM db2, Microsoft Acces e Sybase SQL Anywhere. O operador de computador também precisa conhecer programas de monitoramento de rede como o Hewlett-Packard HP OpenView e Novel NetWare.

Habilidades de atendimento ao consumidor e funcionários da empresa

Além de seus conhecimentos técnicos, os operadores de computador precisam ter habilidades para lidar com consumidores e/ou funcionários de uma determinada empresa. Eles precisam ter habilidades básicas de digitação e devem ser capazes de gerenciar arquivos e relatórios. Eles também precisam ter conhecimento básico sobre os sistemas de telecomunicação e saber como utilizá-los. Segundo o O*NET Online, os operadores de computador precisam ser dotados de habilidades básicas de atendimento ao consumidor, como por exemplo, a habilidade de avaliar e atender as necessidades e/ou demandas desses clientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível