Como se comportar durante um jantar de entrevista

Escrito por david stewart | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se comportar durante um jantar de entrevista
A entrevista em um jantar pode ser interessante (Allan Danahar/Digital Vision/Getty Images)

Se um empregador sugere um jantar para fazer uma entrevista, ele tem duas coisas em mente: ou ele quer ver como você se comporta em um ambiente social, ou quer testar o relacionamento entre vocês. A entrevista em um jantar pode ser interessante, pois você estará respondendo perguntas e tentando comer ao mesmo tempo. Uma boa preparação e seguir algumas orientações podem ajudar a criar uma primeira impressão positiva.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Vista trajes formais apropriados para negócios. Um homem deve usar terno escuro e camisa de manga comprida, com uma gravata discreta. Os sapatos devem ser escuros para combinar com o terno, em boas condições e brilhantes. Uma mulher deve escolher um terninho de cor suave e uma blusa com um decote conservador. A saia não deve ser menor do que a altura do joelho. Os sapatos devem ser fechados, discretos e de uma cor que combine ou complemente o traje. Não use muitas joias e não se esqueça de manter o cabelo limpo e arrumado.

  2. 2

    Chegue cedo. Desliguei o telefone celular para evitar interrupções durante a entrevista.

  3. 3

    Vá para a mesa e sente-se ereto, mantendo os cotovelos fora da mesa. Coloque seu guardanapo sobre seu colo.

  4. 4

    Dê uma olhada rápida no menu e decida o que vai pedir. Escolha algo que seja fácil de comer enquanto fala. Por exemplo, escolha um prato de massa com um bife, pois esse prato exige que se corte e mastigue muito. Você não precisa pedir o item mais barato do menu, mas também não precisa escolher o mais caro. Escolha algo com preço médio e pouca variedade.

  5. 5

    Quando o garçom perguntar sobre seu pedido, faça um bom contato visual e faça seu pedido de forma clara. Use "por favor" e "obrigado" quando falar com os funcionários do restaurante. Isso mostrará ao seu entrevistador como você trata outras pessoas.

  6. 6

    Aproveite o tempo antes do fim do jantar para saber mais sobre o trabalho e as expectativas do entrevistador. Caso ele não inicie uma conversa relacionada ao trabalho, comece perguntando sobre detalhes específicos do trabalho.

  7. 7

    Siga a etiqueta à mesa enquanto saboreia sua refeição. Caso não esteja confiante sobre suas maneiras à mesa, consulte um livro de etiqueta ou um site, para saber qual garfo deve usar, entre outras coisas.

  8. 8

    Antes de responder uma pergunta, faça uma breve pausa na refeição e faça contato visual com o entrevistador. Nunca fale de boca cheia.

  9. 9

    Use informações que você obteve a partir de sua entrevista de negócios anterior. Tenha cuidado para não ser muito informal com seu entrevistador. Mantenha a conversa sobre o tema.

  10. 10

    Quando a conta chegar, deixe o entrevistado pagar. Não ofereça-se. Ele é o seu anfitrião.

  11. 11

    Certifique-se de dizer "obrigado" por sua refeição assim que sair. Envie imediatamente um e-mail agradecendo seu anfitrião, tanto pela refeição quanto pelo seu tempo.

Dicas & Advertências

  • Vá antes ao restaurante e confira o menu com antecedência. Decida o que gostaria de pedir para não perder um tempo precioso lendo o menu durante a entrevista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível