Como um condicionador de ar split funciona?

Escrito por whitney houston | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um condicionador de ar split funciona?
A parte exterior do split é instalada na parede, chão ou teto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um condicionador de ar horizontal ou split não é diferente de um condicionador de ar central ou até mesmo de uma unidade de janela. Todos compartilham os mesmos botões básicos e suportam as mesmas funções, como resfriar e aquecer. A instalação em local elevado e a distribuição do ar, no entanto, são dois fatores que separam o split do resto.

Outras pessoas estão lendo

Fluxo de ar

Um sistema de condicionador de ar split possui duas partes. As aberturas externas e as grades de exaustão ficam localizadas na parte exterior. O ar da casa entra pelas grades de aspiração e sai pelas aberturas frontais como ar frio da parte interna. O ar flui horizontalmente a partir da unidade, que é instalada em um local alto na parede, perto do teto, de modo a evitar que o ar frio caia diretamente sobre os ocupantes do cômodo. Já o calor flui a partir da parte inferior da unidade e em direção ao chão. Os dois componentes eliminam a necessidade de se trabalhar com dutos.

Botões

Os botões operacionais aparecem tanto no componente interno quanto no controle remoto, se o condicionador possuir um. Podem incluir os botões "Mode" (modo), "Dry" (desumidificação), "Fan Speed" (velocidades do ventilador) e "Clock" (relógio). O botão "Mode" é usado para selecionar a operação desejada, como "Cool" (resfriar), "Heat" (aquecer) ou "Fan" (ventilar).

Resfriamento

Quando o split está configurado no modo de resfriamento, o ar frio flui horizontalmente a partir da unidade. Deve-se sentir os efeitos desse modo sutilmente, em vez de sentir a ação do vento deliberadamente. O termostato interno da unidade pode ser ajustado para atingir uma determinada temperatura. Um modelo digital de ar condicionado possui botões direcionais para cima e para baixo que podem ser pressionados para aumentar ou diminuir a temperatura. Quanto mais baixa a configuração do termostato, mais frio o ar fica.

Aquecimento

O modo de aquecimento pode ser ativado através de múltiplos pressionamentos no botão "Mode". Assim como o resfriamento, ele atinge o nível desejado de calor através do ajuste do termostato. Pode-se pressionar o botão direcional para cima até atingir a temperatura ideal. Por exemplo, ao aumentá-la para 25º C, o condicionador split emite ar morno ou quente até que o cômodo fique em 25º C. A faixa de aquecimento varia de modelo para modelo, mas vai aproximadamente de 16º C a 32º C.

Desumidificação

Algumas unidades apresentam um modo de desumidificação. O modo padrão de desumidificação retira a umidade do ar e a expele para fora através da parte exterior. Durante dias quentes ou úmidos, é possível ativá-lo uma vez por dia para eliminar a umidade de dentro da unidade, particularmente ao redor das bobinas. Caso a umidade se acumule, há risco de acúmulo de mofo que pode retardar a operação das bobinas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível