Como usar o condicionamento operante para melhorar o ensino

Escrito por dawn sutton | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o condicionamento operante para melhorar o ensino
Premiar um aluno com um certificado por seu bom trabalho é um exemplo de reforço positivo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O condicionamento operante envolve a mudança do comportamento de alguém usando reforço positivo e/ou negativo. Quando um professor usa o reforço positivo, como dar algum tipo de prêmio para o aluno, este provavelmente vai repetir o comportamento desejado. Um professor pode também usar um tipo de reforço negativo, como suspender um privilégio, assim um comportamento indesejável provavelmente não vai ser repetido. O ensino pode ser melhorado com o uso do condicionamento operante à medida que os estudantes param de se comportar de forma a distrair ou impedir o aprendizado, e aumentam os comportamentos que o estimulam.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Elimine o comportamento indesejável, como conversas em sala de aula, usando reforços negativos como castigo, como uma repressão firme com contato visual, remover um mérito previamente reforçado positivamente, ou restaurando alguma ordem. Um exemplo de restituição é fazer com que o aluno limpe todo o quadro negro se ele tiver escrito nele sem permissão. Reforços negativos reduzem ou eliminam as distrações em sala de aula, assim os estudantes podem focar e aprender com o material que têm em mãos.

  2. 2

    Use uma prática positiva para modificar um comportamento indesejável de um aluno. Quando ele entrar correndo na sua sala de aula atrasado sem uma desculpa, por exemplo, peça que ele volte para a porta e entre na sala adequadamente com um pedido de desculpas. O aluno deve então voltar para a sala silenciosamente e de forma respeitosa pedir desculpas ao professor por estar atrasado.

  3. 3

    Explique porque um comportamento de um aluno não é aceitável na hora em que você usar o reforço negativo. Se ele sair do seu lugar sem permissão, por exemplo, isso pode distrair os outros alunos que estão focados em aprender as lições dadas em sala de aula. Lembre o estudante quais são os comportamentos apropriados e aceitáveis, como levantar sua mão para pedir permissão para sair do lugar ou para ir a banheiro.

  4. 4

    Use o condicionamento operante usando o sistema de cartões de Lee Canter. Os alunos recebem cartões vermelhos, amarelos e verdes. Quando o comportamento de um aluno estiver indo em direção do inaceitável, ele perde seu cartão verde e fica com o amarelo, e se ele se comportar mal de forma significativa, ele é rebaixado ao cartão vermelho. No fim da semana, o aluno recebe 25 minutos de tempo livre se ele não tiver recebido um cartão vermelho. O tempo livre inclui prêmios como brincar no pátio, usar o computador e brincar com jogos.

  5. 5

    Use um sistema de tickets como um reforço positivo. Os estudantes recebem um ticket por fazer sua lição de casa, por exemplo, e então trocam seus tickets por um lanche, um almoço com o professor ou um pequeno prêmio. Os alunos devem se comportar melhor sem precisar de tantos tickets no fim do ano. Outros tipos de reforço positivo incluem certificados com os dizeres "bom trabalho" ou "parabéns". Pegue um estudante se comportando bem e elogie-o verbalmente na frente dos outros alunos.

Dicas & Advertências

  • É importante para os professores delinear expectativas claras no começo do ano letivo, assim os alunos compreendem quais comportamentos são aceitáveis e quais não são permitidas na sala de aula. O professor também deve dizer aos alunos quais serão as consequências do mau comportamento e ser consistente no uso de reforços negativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível