Mais
×

Como conectar um gerador de ozônio à piscina

Um gerador de ozônio para piscina ou spa é um dispositivo que converte oxigênio em ozônio no propósito de purificar a água, ionizando o oxigênio desta. O oxigênio naturalmente oxida bactérias e outras partículas de detritos, deixando moléculas inofensivas de oxigênio como resultado, e a ionização reforça essa ação. Isso por sua vez reduz o uso de cloro e outros produtos químicos já que as partículas que estes tratariam já foram destruídas. Esses são pequenos dispositivos de grande utilidade para se adicionar a uma piscina ou spa, e você pode esse trabalho sozinho.

Instruções

Adicionar uma gerador de ozônio a sua piscina fornecerá água limpada pelo oxigênio (Swimming pool and pool house image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Compre sua unidade geradora de ozônio do tamanho correto para sua piscina. Consulte o vendedor para calcular o tamanho e capacidade de água da sua piscina. Se você comprar uma unidade que não converta ozônio em uma taxa alta o suficiente, o sistema não será eficiente e a água suja restante poderá estragar o sistema de ozônio.

  2. Determine o melhor método de instalação para sua piscina. O melhor método geral para instalação é ter a linha de entrada vindo diretamente da entrada do sistema de filtração e de uma linha dedicada, que vai diretamente para o fundo da piscina para uma linha de retorno. Em alguns casos isso não é possível, e o manual demonstrará que linhas existentes em seu sistema poderão ser usadas.

  3. Desligue o sistema de filtração e tire-o da tomada. Feche a válvula de verificação de água para interromper o fluxo da entrada. Encontre o lugar ideal para montar seu gerador de ozônio. A unidade precisa ficar acima do nível na água na maioria dos casos; entretanto, seu manual dará detalhes sobre a sua unidade. Monte-a em um lugar protegido pelo tempo seco, mesmo se ela for projetada para ser usada ao ar livre, e com um disjuntor diferencial com fuga à terra próximo para que ela seja conectada. Esse é um tipo de tomada elétrica que desligará automaticamente se a água entrar no circuito.

  4. Corte o cano PVC na linha de entrada onde você deseja conectar o gerador. Conecte um encaixe em T com cola e deixe secar. Use o comprimento necessário de cano para conectar o gerador de ozônio à porta de entrada. Assegure-se de que exista uma válvula de retenção na linha após a conexão com o gerador. Se não houver, instale uma; geralmente há uma inclusa no kit do gerador de ozônio. Instale do mesmo jeito que você instalou o encaixe em T no cano PVC, cortando a área apropriada e instalando a válvula na linha próxima ao loop.

  5. Crie uma linha de retorno fazendo uma linha dedicada de volta para a entrada no fundo da piscina. Se estiver usando um método alternativo de acordo com as instruções, conecte sua linha de retorno ao sistema existente segundo as instruções.

  6. Ligue a sua unidade e restaure a energia do sistema de filtração da sua piscina. Abra a válvula de verificação de água e averigue o sistema para seu funcionamento adequado. As bolhas frequentemente serão vistas na saída, onde a linha de retorno vem do gerador de ozono para indicar o seu funcionamento. Se você não gostar das bolhas, poderá comprar um encaixe que as reduza ou elimine-as. Monitore a qualidade da água em intervalos menores de tempo durante os próximos dias para ter certeza de que o sistema está em bom funcionamento e está purificando a água corretamente; em seguida, continue monitorando normalmente quando tiver certeza de que o sistema esteja fazendo o seu trabalho.

O que você precisa

  • Cano PVC de 19 mm
  • Válvula de retenção (deve estar inclusa com o kit ozonizador)
  • Serra para PVC
  • Encaixes em T de cano PVC
  • Gerador de ozônio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article