Mais
×

Como conectar um motor de ventilador de ar condicionado de três velocidades

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Alguns sistemas de ar condicionado de alta eficiência usam ventoinhas com motores de três velocidades para os ventiladores. A fiação desse tipo de motor conecta-se a um capacitor e o ventilador irá depender do comando na ventoinha. Alguns comandos iniciam o motor em uma baixa velocidade e vão aumentando no decorrer do tempo. Com o ventilador em uma velocidade alta, o ar é esfriado mais rapidamente, mas remove-se menos umidade que na velocidade média. Já na velocidade baixa, a remoção da umidade é maior, mas o resfriamento é menos eficiente.

Instruções

Motor de ar condicionado (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desconecte a eletricidade da unidade de AC, em seu circuito interruptor. Ele está denominado como "blower" (soprador), "furnance" (forno) ou "air handler"(ventoinha).

  2. Olhe o diagrama de fiação do motor, encontrando na lateral da caixa do motor. O diagrama de fiação traz o código de cores e suas funções. O motor está equipado no compartimento do soprador da ventoinha.

  3. Examine o diagrama de fiação, encontrado colado dentro da parte interna da tampa da unidade ou em um local separado na caixa elétrica. Uma chave no diagrama lista as partes da ventoinha e dá os códigos de identificação. Encontre o apoio do ventilador - geralmente nomeado "FR" - e o motor do soprador - geralmente "BM" - no diagrama. As linhas que saem do motor representam os fios do ventilador e a palavra acima de cada linha representa sua função. Os números no apoio identificam os pinos e suas funções.

  4. Afrouxe o parafuso verde do alojamento do soprador com a chave de fenda adequada, geralmente a de cabeça hexagonal de 1/4 de polegada. Coloque o conector do fio verde do motor embaixo do parafuso e aperte-o. Se o fio utilizar um conector redondo, remova o parafuso, coloque-o dentro do conector e então recoloque-o no lugar.

  5. Ligue os fios do capacitor do motor, geralmente marrons, ao capacitor montado no alojamento do soprador. O capacitor parece um cilindro de metal com dois terminais de fios em sua tampa. Aperte os conectores dos fios do capacitor do motor nos terminais - um fio em cada terminal - com o alicante de ponta fina.

  6. Ligue os quatro fios de velocidade à caixa elétrica do soprador. Um furo com anel de borracha no fundo da caixa dá acesso à fiação. Essa caixa contém todos os controles elétricos do soprador e também o bloco de terminais.

  7. Aperte o conector terminal da fiação comum do motor, geralmente branca, no lado comum do bloco de terminais, geralmente rotulado "L2". O diagrama de fiação identifica os lados L1 e L2 do bloco de terminais. Os fios do circuito interruptor entram na unidade e conectam-se ao bloco.

  8. Aperte o conector terminal do fio de alta velocidade do motor no pino terminal de alta velocidade com o alicate. Geralmente, os ventiladores de três velocidades têm um isolamento preto no fio de alta velocidade.

  9. Aperte o conector de velocidade média do motor no pino terminal para velocidade média com o alicate. Geralmente, esses ventiladores usam isolamento azul no fio de média velocidade.

  10. Aperte o conector de velocidade baixa do motor no pino terminal para velocidade baixa com o alicate. Geralmente, o isolamento desse fio é vermelho.

O que você precisa

  • Conjunto de chaves de fenda
  • Alicates de ponta fina
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article