Como conectar um motor de ventilador de ar condicionado de três velocidades

Escrito por robert sylvus | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conectar um motor de ventilador de ar condicionado de três velocidades
Motor de ar condicionado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Alguns sistemas de ar condicionado de alta eficiência usam ventoinhas com motores de três velocidades para os ventiladores. A fiação desse tipo de motor conecta-se a um capacitor e o ventilador irá depender do comando na ventoinha. Alguns comandos iniciam o motor em uma baixa velocidade e vão aumentando no decorrer do tempo. Com o ventilador em uma velocidade alta, o ar é esfriado mais rapidamente, mas remove-se menos umidade que na velocidade média. Já na velocidade baixa, a remoção da umidade é maior, mas o resfriamento é menos eficiente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Conjunto de chaves de fenda
  • Alicates de ponta fina

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desconecte a eletricidade da unidade de AC, em seu circuito interruptor. Ele está denominado como "blower" (soprador), "furnance" (forno) ou "air handler"(ventoinha).

  2. 2

    Olhe o diagrama de fiação do motor, encontrando na lateral da caixa do motor. O diagrama de fiação traz o código de cores e suas funções. O motor está equipado no compartimento do soprador da ventoinha.

  3. 3

    Examine o diagrama de fiação, encontrado colado dentro da parte interna da tampa da unidade ou em um local separado na caixa elétrica. Uma chave no diagrama lista as partes da ventoinha e dá os códigos de identificação. Encontre o apoio do ventilador - geralmente nomeado "FR" - e o motor do soprador - geralmente "BM" - no diagrama. As linhas que saem do motor representam os fios do ventilador e a palavra acima de cada linha representa sua função. Os números no apoio identificam os pinos e suas funções.

  4. 4

    Afrouxe o parafuso verde do alojamento do soprador com a chave de fenda adequada, geralmente a de cabeça hexagonal de 1/4 de polegada. Coloque o conector do fio verde do motor embaixo do parafuso e aperte-o. Se o fio utilizar um conector redondo, remova o parafuso, coloque-o dentro do conector e então recoloque-o no lugar.

  5. 5

    Ligue os fios do capacitor do motor, geralmente marrons, ao capacitor montado no alojamento do soprador. O capacitor parece um cilindro de metal com dois terminais de fios em sua tampa. Aperte os conectores dos fios do capacitor do motor nos terminais - um fio em cada terminal - com o alicante de ponta fina.

  6. 6

    Ligue os quatro fios de velocidade à caixa elétrica do soprador. Um furo com anel de borracha no fundo da caixa dá acesso à fiação. Essa caixa contém todos os controles elétricos do soprador e também o bloco de terminais.

  7. 7

    Aperte o conector terminal da fiação comum do motor, geralmente branca, no lado comum do bloco de terminais, geralmente rotulado "L2". O diagrama de fiação identifica os lados L1 e L2 do bloco de terminais. Os fios do circuito interruptor entram na unidade e conectam-se ao bloco.

  8. 8

    Aperte o conector terminal do fio de alta velocidade do motor no pino terminal de alta velocidade com o alicate. Geralmente, os ventiladores de três velocidades têm um isolamento preto no fio de alta velocidade.

  9. 9

    Aperte o conector de velocidade média do motor no pino terminal para velocidade média com o alicate. Geralmente, esses ventiladores usam isolamento azul no fio de média velocidade.

  10. 10

    Aperte o conector de velocidade baixa do motor no pino terminal para velocidade baixa com o alicate. Geralmente, o isolamento desse fio é vermelho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível