O que é um conector de entrada DV?

Escrito por matt mckay | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um conector de entrada DV?
Os conectores de entrada e saída DV podem ser encontrados em dispositivos que utilizam o protocolo IEEE-1394 (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os conectores de entrada DV são encontrados em câmeras, dispositivos de gravação, transferência e visualização de vídeo usando a tecnologia de compressão Digital Video (DV). Os conectores DV utilizam o que é conhecido tecnicamente por protocolo IEEE-1394. As empresas normalmente dão nomes a essa tecnologia ao usá-la em computadores, como o FireWire, da Apple; e iLink, da Sony. Dispositivos com conectores DV são acoplados a outros dispositivos equipados com cabos IEEE-1394 similares, permitindo transferências em alta velocidade e em tempo real para gravações ou visualizações.

Outras pessoas estão lendo

A função dos conectores DV

Os conectores DV são usados para gravar, enviar, baixar ou exibir informações de vídeo. Eles atuam como entradas e saídas de vídeo digital dependendo do sentido dos dados de vídeo. O uso comum de conectores DV inclui a conexão de câmeras digitais a televisões ou computadores equipados com a conexão DV. Alguns dispositivos como gravadores de DVD e outros gravadores de vídeo também possuem entradas DV para a transferência e gravação de informações para várias mídias de gravação, como fitas Mini DV, cartões SD ou discos rígidos.

Dispositivos DV em série

O protocolo IEEE-1394 usado em conectores DV permite a ligação em cadeia de vários dispositivos para procedimentos de vídeo simultâneos. Por exemplo, um cabo IEEE-1394 pode ser conectado a uma entrada DV de uma filmadora para transferir vídeo para um gravador de DVD. Outro cabo pode ser conectado na saída DV do gravador de DVD e a uma televisão ou computador que possua entradas DV para visualização ou transferência de vídeo. Isso é limitado apenas pelo número de conexões DV instaladas em equipamentos específicos. Até 63 dispositivos IEEE-1394 podem ser conectados ao mesmo tempo. Os componentes IEEE-1394 são "plug and play" (conectar e reproduzir), o que significa que eles não precisam da instalação de drivers para funcionar.

Tipos de cabos DV

Os cabos DV usados para vídeo possuem normalmente quatro fios, mas alguns dispositivos IEEE-1394 como impressoras e discos rígidos externos sem fonte de alimentação externa precisam de cabos com seis fios. Dispositivos de todos os tipos podem ser combinados em uma cadeia, mas pode ser necessário usar adaptadores ou cabos especiais de conversão de seis fios para quatro fios ao combinar componentes que requerem ou não alimentação.

Velocidade de transferência do conector DV

Em computadores, o protocolo IEEE-1394 está disponível em velocidades de transferência de 400 ou 800 Mbps (megabytes por segundo) dependendo dos circuitos instalados. De maneira similar, outros dispositivos são configurados para transferências a 400 ou 800 Mbps. O modelo "transparente" do IEEE-1394 -- que pode ser usado para conectores DV ou outras aplicações -- permite a conexão de dispositivos com ambas as velocidades. Por isso, a velocidade de transferência é definida apenas pelas limitações dos dispositivos conectados e não é inibida por dispositivos mais rápidos ou mais lentos conectados na cadeia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível