Por que há conflitos entre hindus e budistas?

Escrito por lee flamand | Traduzido por vitor tavares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Desde de que o budismo nasceu no subcontinente indiano, ele tem entrado em desacordo com as instituições hindus anteriores. Os problemas que ocorreram entre os dois sistemas de fé resultaram em embates, que incluem conflitos sociais, questões de direitos civis, e até mesmo guerra. A compreensão das raízes desses conflitos é a chave para entender as comunidades budistas e hindus contemporâneas.

Outras pessoas estão lendo

Hinduísmo

O hinduísmo refere-se amplamente a um corpo de diferentes sistemas de crenças religiosas e filosóficas que se originou no subcontinente indiano. Os hindus são politeístas e, embora haja diferentes escrituras e tradições hindus, a maioria das tradições estão conectadas com os Vedas, um grupo de textos de autoridades antigas. O hinduísmo é profundamente entrelaçado com uma ordem social e cultural específica, que inclui um rigoroso sistema de castas e conjunto de rituais.

Budismo

O budismo também se originou no subcontinente indiano, e logo estava em desacordo com as populares religiões hindus, particularmente o Bramanismo. Os budistas também possuem crenças diversas, mas tendem a ser ateus, rejeitando todas as divindades antropomórficas, e enfatizando alcançar a salvação na vida, e não na morte. Eles também rejeitam a importância do sacrifício e muitos outros princípios fundamentais do Bramanismo, incluindo o sistema de castas.

Primeiros conflitos

No século 3 a.C., o imperador Ashoka tornou-se um defensor do budismo e proibiu o sacrifício de animais em rituais. Isto enfureceu muitos brâmanes, que acreditavam que o sacrifício de animais era parte central dos rituais. Além disso, a aceitação institucional do Budismo tornou-se uma ameaça real para a autoridade Brahmane. Assim, após o fim da dinastia Ashoka no século 2 a.C., os budistas se tornaram alvo de perseguição, passando a serem vistos como ameaças legítimas ao estilo de vida hindu.

Conflitos modernos na Índia

Os últimos dois séculos têm visto um crescente movimento Neobudista na Índia que tem como característica ser anti-hindu, enquanto os hindus começaram a ver o hinduísmo mais como uma identidade nacional e menos como uma religião. Estes hindus nacionalistas são geralmente mais tolerantes com os budistas tradicionais. Apesar disso, a Índia carece de um verdadeiro diálogo entre budistas e hindus, e muitos seguidores ainda enxergam os dois sistemas como mutuamente exclusivos.

Conflitos modernos no Sri Lanka

O Sri Lanka é um país predominantemente budista e, em grande parte, anti-hindu. A Constituição do Sri Lanka dá aos budistas um lugar privilegiado na sociedade, relegando os hindus à cidadania de segunda classe. Budistas do Sri Lanka pensam no seu país como o "país de Buda", embora budistas e hindus lutem na região desde o século 2 a.C.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível