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Como conseguir um aumento de salário?

Pedir um aumento no salário pode ser uma tarefa fácil ou muito complicada, dependendo de uma série de fatores. Entre eles: tipo de trabalho, disposição do chefe, concorrência do mercado e capacidade do profissional em argumentar sobre o assunto. A verdade é que, em muitos casos, mesmo que a empreitada não dê certo, vale a pena a tentativa. Sabendo disso, a melhor saída é ter uma estratégia. Com um plano em mente, o aumento de salário estará mais perto de virar realidade. Ainda assim, é preciso levar sempre em consideração o bom senso e o respeito pelo chefe e por você mesmo, que afinal de contas merece ser valorizado na profissão.

Instruções

Para se dar bem nessa empreitada, o ideal é traçar uma estratégia (Federico Caputo/iStock/Getty Images)
  1. O primeiro passo para conseguir um aumento salarial é a pesquisa. Conheça bem os dados da empresa. Consiga dados que relacionem seu desempenho profissional com o aumento dos números de faturamento, por exemplo. Investigue também o momento do mercado, observando se os negócios estão aquecidos no setor ou se estão em crise. A melhor estratégia para conseguir um aumento é solicitá-lo no momento de expansão da empresa.

  2. Ter bom senso é fundamental para a empreitada. Use como justificativa para o aumento salarial informações objetivas que não estejam apenas ligadas às suas obrigações. Isso quer dizer que de nada adianta se valorizar dizendo que é um funcionário pontual, que faz horas extras quando necessário ou que trabalha muito mais do que os colegas de profissão. Para ganhar melhor salário é preciso merecer e mostrar para os supervisores que você é peça fundamental na engrenagem da empresa.

  3. Escolha um momento tranquilo para conversar com o supervisor. Dias de trabalho dobrado certamente vão prejudicar sua conversa com o chefe. O ideal é conversar com ele(a) a sós, em um local onde ninguém poderá interrompê-los com demandas de última hora.

  4. Evite indiretas para ganhar um aumento de salário. O ideal é marcar uma reunião formal e conversar sobre o assunto de forma objetiva e altamente profissional.

  5. Vá para a reunião com um plano bem claro na cabeça. Sugira propostas e alternativas para a empresa, dizendo, por exemplo, o quanto de aumento você espera ganhar. Mas, antes conheça bem o mercado e contabilize os benefícios que ela lhe oferece antes de apresentar os valores para seus supervisores.

  6. Por fim, ter carisma não é fundamental, mas ajuda. Estabelecer uma conexão com seus supervisores é uma atitude inteligente para conseguir fazer propostas que interessem não só a você, mas também à empresa, que não deve se dar o luxo de perder um profissional de qualidade.

Dicas

  • Durante a conversa, mantenha-se o mais calmo possível. Mesmo se a resposta for negativa.
  • Prepare-se para eventuais críticas, se for o caso. O importante é manter o ar profissional e a cabeça erguida. Dessa forma, nenhuma porta será fechada no presente, nem no futuro.

Avisos

  • Não use seus colegas de trampolim para conseguir melhores vagas ou melhor salário. O respeito pelos pares é uma característica elementar para o bom funcionário em qualquer negócio.
  • Cuidado com brincadeiras e risadas nesse momento de sua carreira. A reunião deve ser séria para que suas propostas realmente tenham chance de emplacar.

Coisas Necessárias

  • Pesquisa de mercado
  • Bom senso
  • Estratégia
  • Argumentos
  • Propostas
  • Carisma
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