Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores
Para fazer seu projeto sair do papel, é preciso de um patrocinador (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não é uma tarefa fácil encontrar um patrocinador para os seus projetos, sejam eles esportivos, empresariais ou culturais. Então, para tirar o sonho do papel e colocá-lo em prática, vale a pena elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo. O patrocínio pode ser bancado por pessoa física, empresa, agremiação, ONG ou por órgãos governamentais através de leis de incentivo fiscal. Qualquer que seja a origem da verba, é preciso que o financiador assim como o idealizador acreditem no sucesso da ideia.

Outras pessoas estão lendo

Conhecer seu projeto

O primeiro passo para captar um patrocínio para o seu projeto é conhecê-lo de ponta a ponta. Valorize as potencialidades da ideia. Domine as justificativas que apontam para a importância e o diferencial do conceito elaborado. Aposte na criatividade para criar elementos diferentes que se destaquem no mercado. Tenha humildade para conhecer os pontos fracos e, a partir disso, trabalhe para solucionar os possíveis problemas que surjam no decorrer do planejamento ou da execução. E, principalmente, acredite no que você tem a oferecer.

Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores
Conheça os pontos fortes e as fraquezas de seu projeto (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Elaborar o projeto

A fase de elaboração deve ser realizada preferencialmente sem pressa. É preciso estar atento aos detalhes que podem ser pequenos na fase de construção da ideia, mas um transtorno gigante na etapa de execução. Crie um cronograma viável para a execução das atividades após a aprovação do projeto. Elabore também um orçamento detalhado e um planejamento para curto, médio e longo prazo. Construa ainda um plano de ações, o perfil das pessoas beneficiadas e as possibilidades que devem ser apresentadas ao investidor. Quanto mais pesquisas, melhor a credibilidade do trabalho.

Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores
Quanto mais detalhado o projeto melhor (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Conhecer o mercado

Pesquisas sobre o mercado são fundamentais para o sucesso do seu projeto. Analise ideias semelhantes e empresas situadas na mesma localidade. Observe como os concorrentes conseguiram patrocínio. Entenda os conceitos de nicho, faixa etária e público-alvo, porque isso pode ajudar a selecionar os futuros investidores. Faça uma lista de possíveis patrocinadores e procure entender como eles bancam as ideias. Algumas empresas abrem editais internos, enquanto outras organizam reuniões periódicas de patrocínio. Esforce-se para conseguir marcar uma reunião presencial, pois poderá expor suas ideias e seu planejamento.

Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores
O investidor é uma peça importante para a execução do projeto (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Apresentação

Conseguiu uma data para mostrar o projeto aos possíveis patrocinadores? Faça uma apresentação sucinta, clara, completa e atrativa. Afinal, as pessoas precisam acreditar em você e na ideia antes de investir. Deixe os financiadores se sentirem parte da ideia. Utilize métodos visuais, como slides ou vídeos, para chamar a atenção da plateia. Fique atento para ouvir as observações e alterações sugeridas pelos patrocinadores. Além de recursos financeiros, esteja aberto a negociação de outras possibilidades como a permuta por produtos e serviços.

Como montar um bom projeto para conseguir patrocinadores
A apresentação deve ter o poder de engajar os futuros patrocinadores (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível