Como consertar um rolamento quebrado

Escrito por carl pruit | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como consertar um rolamento quebrado
Repare um rolamento danificado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Rolamentos, que consistem de uma série de pequenas esferas encapsuladas em um anel de metal lubrificado com óleo, são parte do cubo da roda e podem ser danificados se areia ou resíduos entrarem em sua parte interna selada. Esses resíduos podem fazer com que o invólucro de metal rasgue o rolamento, levando ao rompimento do cubo da roda, causando dano severo ao veículo. O modo mais eficiente e barato de se consertar um rolamento danificado é trocar todo o cubo da roda.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bloco de madeira
  • Chave de roda
  • Macaco
  • Cavalete
  • Jogo de chave soquete
  • Gancho de aço
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Chave inglesa
  • Extrator de cubo de roda

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Estacione o veículo em um local plano, puxe o freio de mão e coloque o carro em neutro. Posicione blocos de madeira, atrás das rodas traseiras, para evitar que o veículo se mova enquanto conserta o rolamento danificado.

  2. 2

    Afrouxe os parafusos da roda em uma volta com a chave de roda, e levante o veículo com um macaco, colocando um cavalete sobre o eixo próximo da roda. Abaixe o veículo para que fique sobre o cavalete e remova a roda.

  3. 3

    Desaperte os parafusos na pinça de freio com uma chave soquete, e retire-os pela parte traseira da pinça. Retire-a do rotor e remova as pastilhas.

  4. 4

    Com um gancho de aço, suspenda a pinça do chassis do veículo, e retire o rotor do cubo da roda. Afrouxe a tampa de proteção do eixo com uma chave de fenda e retire-a.

  5. 5

    Remova a arruela coroa do eixo e o contra-pino com um par de alicates. Desparafuse a porca do eixo com uma chave inglesa, e retire-a do eixo.

  6. 6

    Afrouxe os parafusos da parte traseira do cubo da roda com uma chave soquete, e remova o cubo do eixo com um extrator de cubo. Retire o cubo com o rolamento danificado do veículo.

  7. 7

    Parafuse o novo cubo com o novo rolamento no eixo, e aperte a porca do eixo com a chave inglesa. Coloque a arruela coroa sobre a porca do eixo e então o contra-pino no semi-eixo.

  8. 8

    Coloque o rotor no conjunto do cubo e as pastilhas na pinça do modo como foram removidas. Parafuse a pinça no rotor com os parafusos, e coloque a roda no cubo.

  9. 9

    Firme a roda com os seus parafusos, levante o veículo com o macaco, retire o cavalete do eixo, e abaixe o veículo ao chão, retirando o macaco.

  10. 10

    Aperte os parafusos da roda com a chave de roda e remova os blocos de madeira das rodas traseiras.

Dicas & Advertências

  • Para não se machucar, sempre coloque blocos de madeira atrás das rodas traseiras, para evitar que o veículo se mova enquanto conserta o rolamento danificado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível