×
Loading ...

Como consertar um rolamento quebrado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Rolamentos, que consistem de uma série de pequenas esferas encapsuladas em um anel de metal lubrificado com óleo, são parte do cubo da roda e podem ser danificados se areia ou resíduos entrarem em sua parte interna selada. Esses resíduos podem fazer com que o invólucro de metal rasgue o rolamento, levando ao rompimento do cubo da roda, causando dano severo ao veículo. O modo mais eficiente e barato de se consertar um rolamento danificado é trocar todo o cubo da roda.

Instruções

Repare um rolamento danificado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Estacione o veículo em um local plano, puxe o freio de mão e coloque o carro em neutro. Posicione blocos de madeira, atrás das rodas traseiras, para evitar que o veículo se mova enquanto conserta o rolamento danificado.

    Loading...
  2. Afrouxe os parafusos da roda em uma volta com a chave de roda, e levante o veículo com um macaco, colocando um cavalete sobre o eixo próximo da roda. Abaixe o veículo para que fique sobre o cavalete e remova a roda.

  3. Desaperte os parafusos na pinça de freio com uma chave soquete, e retire-os pela parte traseira da pinça. Retire-a do rotor e remova as pastilhas.

  4. Com um gancho de aço, suspenda a pinça do chassis do veículo, e retire o rotor do cubo da roda. Afrouxe a tampa de proteção do eixo com uma chave de fenda e retire-a.

  5. Remova a arruela coroa do eixo e o contra-pino com um par de alicates. Desparafuse a porca do eixo com uma chave inglesa, e retire-a do eixo.

  6. Afrouxe os parafusos da parte traseira do cubo da roda com uma chave soquete, e remova o cubo do eixo com um extrator de cubo. Retire o cubo com o rolamento danificado do veículo.

  7. Parafuse o novo cubo com o novo rolamento no eixo, e aperte a porca do eixo com a chave inglesa. Coloque a arruela coroa sobre a porca do eixo e então o contra-pino no semi-eixo.

  8. Coloque o rotor no conjunto do cubo e as pastilhas na pinça do modo como foram removidas. Parafuse a pinça no rotor com os parafusos, e coloque a roda no cubo.

  9. Firme a roda com os seus parafusos, levante o veículo com o macaco, retire o cavalete do eixo, e abaixe o veículo ao chão, retirando o macaco.

  10. Aperte os parafusos da roda com a chave de roda e remova os blocos de madeira das rodas traseiras.

Loading...

Aviso

  • Para não se machucar, sempre coloque blocos de madeira atrás das rodas traseiras, para evitar que o veículo se mova enquanto conserta o rolamento danificado.

O que você precisa

  • Bloco de madeira
  • Chave de roda
  • Macaco
  • Cavalete
  • Jogo de chave soquete
  • Gancho de aço
  • Chave de fenda
  • Alicate
  • Chave inglesa
  • Extrator de cubo de roda

Referências

Loading ...
Loading ...