Mais
×

Como construir um templo grego em 3 D

Quer você esteja construindo o seu templo grego em papel, plástico ou, virtualmente, no computador, os projetos básicos são os mesmos. Os templos gregos foram os primeiros no mundo a usar colunas para sustentar o exterior do edifício, em um modelo chamado de colunatas. Dentro das colunas, em volta do perímetro do prédio, estava o coração do templo. Os templos gregos eram dóricos ou jônicos. Os dóricos eram mais velhos e menos ornados, enquanto os jônicos tinham mais floreios na arquitetura. O tipo de coluna era o diferencial principal entre os templos dóricos e jônicos.

Instruções

O Parthenon, em Atenas, é um templo dórico (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escolha o tipo de colunas que você quer no seu templo. As dóricas não têm base e apenas um simples capitel no topo, enquanto as jônicas têm trabalho de alto relevo no capitel e uma base que também pode ser esculpida com imagens. O capitel é o topo da coluna e é, em geral, quadrado e não redondo. As colunas dóricas são mais maciças e grossas, com uma razão da altura para a largura de 5,5 ou 6 para 1. As colunas jônicas tinham uma razão de 8 para 1. As dóricas tinham 20 estrias e as jônicas, geralmente, tinham 24 estrias ao seu redor.

    O alto relevo no topo da coluna é indicativo da ordem jônica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Imagine o tamanho do templo. Os templos gregos eram retangulares. A razão das colunas, em geral, era o número delas na largura multiplicado por dois, mais um, que daria o número da sua profundidade. Então, o Parthenon tem oito colunas de largura por 17 colunas de profundidade. Esta razão, no entanto, não é consistentemente seguida.

    Os templos gregos, como o Parthenon, na Acrópole, são retangulares (Comstock/Comstock/Getty Images)
  3. Crie o entablamento, que é o sustentáculo do telhado que se apoia no topo das colunas. O primeiro objeto é um cruzamento de vigas, chamado de arquitrave, que é sustentado diretamente no topo das colunas. Em geral, a arquitrave não é ornamentada, mas pode ser ligeiramente curvada no meio para evitar a ilusão de afundamento. Acima da arquitrave, fica o friso, que é uma fileira de relevos e decorações, podendo ser apenas na frente e nos fundos do templo ou por toda a sua volta. No Parthenon, a arquitrave é de um décimo da altura das colunas e o friso é de dois décimos.

    Ruínas de colunas jônicas sobrepostas por uma arquitrave e um pedaço de frizo escavado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  4. Desenhe o frontão para os fundos estreitos do templo. O frontão é a seção triangular criada pelo declive do telhado. No Parthenon, a altura do frontão a partir do friso até o cume do telhado é de quatro décimos da altura da coluna, sem incluir a "akroteria" - as decorações que se sobrepõem ao cume e aos cantos do telhado. Muitos frontões eram ornados com relevos de cenas da mitologia grega. As "akroteria" eram de desenhos florais ou figuras escavadas.

    Os edifícios governamentais dos Estados Unidos são inpirados pela arquitetura dos templos gregos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  5. Construa o telhado do templo. Eram usadas tanto telhas de terracota como de mármore na construção de templos gregos. Comece com um substrato que suporte as telhas do telhado e cubra toda a seção entre os frontões. Coloque camadas de telhas da parte de baixo do telhado para a de cima, de maneira que as camadas de cima se sobreponham às de baixo. As telhas devem ser sobrepostas, de forma que fiquem com a metade sobre as outras. Termine a cobertura da linha do cume e vá sobrepondo as telhas até o meio do telhado.

    As telhas dos telhados se sobrepunham para que a água não vazasse por uma brecha (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  6. Acrescente o interior do seu templo. Em geral, havia uma seção fechada dentro da colunata externa, onde ficavam as estátuas do deus ou deusa, assim como outros apetrechos de culto. O interior dos templos variava muito na arquitetura grega.

    Zeus era o deus grego do trovão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dicas

  • Você pode criar um templo 3D online no site "British Museum", em "ancientgreece.co.uk".
  • Você pode encontrar projetos para um templo grego de papel no site "stormthecastle.com".
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article