Como controlar uma pandemia de doenças contagiosas

Escrito por janette sturges | Traduzido por juliana fabrício de godoy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como controlar uma pandemia de doenças contagiosas
O controle das pandemias exige a cooperação de todos (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

As doenças pandêmicas são doenças que afetam grandes populações através de continentes ou mundialmente. As pandemias podem causar milhões de mortes, enormes reviravoltas econômicas e pânico generalizado. As pandemias mais recentes, que incluem vários tipos de gripe, como a H1N1 (comumente chamada de "gripe suína") e a H5N1 (comumente chamada de "gripe aviária"), HIV e síndrome respiratória aguda grave, não são exceção. O controle das pandemias exige a cooperação de todos, desde instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) a indivíduos - um método que a OMS chama de "toda a sociedade".

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    O controle das pandemias

  1. 1

    Preste atenção à vigilância internacional. A OMS constantemente monitora surtos de doenças infecciosas e determina a possibilidade de novas pandemias. Eles mantêm um sistema de alerta de pandemias destinado a alertar o mundo quanto à situação atual do alcance da doença pandêmica e sua localização exata. Em novembro de 2009, por exemplo, o mundo estava na fase 6 (Infecção Humana Generalizada) da infecção por H1N1.

  2. 2

    Mantenha-se informado sobre os sintomas da doença. Quando uma doença pandêmica for identificada na sua região, mantenha-se informado sobre as informações locais e sintomas. Se você tiver razões para acreditar que você mesmo ou um membro da sua família esteja infectado, entre em contato com o seu médico e certifique-se de que a pessoa infectada não vá à escola ou ao trabalho para evitar espalhar a doença.

  3. 3

    Siga as diretrizes do governo e da OMS. Para a população em geral, isso inclui especialmente saber quando procurar um médico ou o atendimento de emergência, já que as infraestruturas médicas ficam muito sobrecarregadas em situações de pandemias. As diretrizes serão publicadas nos websites do governo local e nacional, assim como no website da OMS.

  4. 4

    Mantenha as vacinas atualizadas. Muitas doenças pandêmicas, especialmente as cepas de influenza, podem ser evitadas por meio da vacinação. Guarde a sua carteira de vacinação, assim como as da sua família. Se você não as tiver, entre em contato com o departamento de saúde da sua região.

  5. 5

    Mantenha boas práticas de higiene. A maioria das pandemias são causadas por vírus, e certos vírus, como o da influenza, podem ser controlados se as pessoas cobrirem a boca ao tossir e espirrar e lavar as mãos regularmente. A transmissão do vírus HIV pode ser amplamente evitado com o uso da camisinha.

  6. 6

    Esteja preparado, não preocupado. Um dos maiores desafios em um mundo globalizado é evitar a propagação do pânico causado por doenças pandêmicas. A verdade é que essas doenças estão circulando constantemente ao redor do globo em populações animais, e é impossível se proteger contra todas as doenças o tempo todo. O pânico causado pelas pandemias pode sobrecarregar as infraestruturas de saúde e resultar em mais propagação da doença e mais mortes.

Dicas & Advertências

  • Como sempre, se você achar que está doente, entre em contato com o seu médico. Ele será capaz de fornecer um diagnóstico apropriado e de te aconselhar sobre a quarentena em caso de infecção por uma doença pandêmica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível