O que é coral de bambu vermelho ?

Escrito por sonia acone | Traduzido por guilherme bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é coral de bambu vermelho ?
O coral de bambu vermelho fica deslumbrante em joias (Coral courtesy of azuliespark, flickr.com)

Sol de verão, calor, praias e lugares distantes são apenas algumas das imagens que nos vêm à cabeça quando olhamos para peças de coral de bambu vermelho. Esse tipo de coral fica deslumbrante em joias, especialmente quando em conjunto com contas de ouro e turquesa. É um produto do mar e, como tal, existem lendas sobre sua origem. Além disso, por suas propriedades curativas e metafisicas, o coral de bambu vermelho tem sido amplamente utilizado em diversas culturas ao redor do mundo como talismã de proteção, de cura e amuleto de amor.

Outras pessoas estão lendo

História

Etimologistas divergem a respeito da origem da palavra coral. Alguns dizem que vem do termo grego para esqueletos de criaturas marinhas, "korallion". Outros acreditam que é derivada da palavra para sereia que é "kura-halos". Outros ainda pensam que veio da palavra hebreia "goral". Seja qual for a origem da palavra, corais têm seu lugar nas lendas. Os antigos gregos acreditavam que eram criados a partir da cabeça decepada da Medusa. Na China antiga, era um símbolo de status social e riqueza. Os hindus acreditam que são amuletos para os vivos, já que os corais vêm do mar, que é a casa das almas dos mortos.

Características

Todos os corais são feitos de carbonato de cálcio, que com o tempo, cresce como o esqueleto de uma casa para pequenas criaturas marinhas. Eles são encontrados em várias cores, desde vermelho, branco, rosa e azul até o raríssimo coral preto. Corais de bambu vermelho crescem em galhos similares a bambus. Sua aparência é fosca, com pequenos furos, arranhões ou rachaduras. Esse tipo de coral geralmente é preenchido com cera para amenizar as imperfeições e usa-se tintura para se obter uma cor mais uniforme. Com uma dureza de 3.5 na escala de Mohs, o que os torna fáceis de serem arranhados ou quebrados, esses corais são provenientes do sul do Pacífico.

Propriedades metafísicas

O coral de bambu vermelho é usado atualmente como um talismã contra maus espíritos. É comumente dado na forma de colar a crianças, podendo ser usado a fim de prevenir acidentes e quedas. Dizem que traz sorte ao lar, e é usado como protetor por aqueles que trabalham na água ou perto dela. O coral de bambu vermelho também é usado em rituais no mar, bem como em magias de amor e fertilidade. Pode ser usado para banir o medo, nervosismo, ansiedade e até mesmo pesadelos. Use-o em viagens marítimas.

Propriedades curativas

O coral de bambu vermelho vem sendo usado há séculos como regulador menstrual. Além de atenuar câimbras, ele beneficia o crescimento dos ossos e ajuda aqueles que sofrem de artrite e outras doenças ósseas. Pode aliviar problemas digestivos, oculares e distúrbios circulatórios. Curiosamente, quando uma peça de coral se quebra, dizem que a "mágica" acabou e a peça deve ser substituída.

Cuidando do coral

Por sua maciez, o coral de bambu vermelho deve ser mantido em tecido macio, a fim de prevenir danos causados por água quente, luz do sol, cosméticos e outras substâncias químicas. Dependendo do tipo de tinta usada, alguns corais vermelhos podem "sangrar". Caso isso aconteça, a peça pode ser lavada em água morna, com um pouco de sabão. Seque com papel-toalha, até que o excesso de tinta não deixe marcas no papel.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível