×
Loading ...

Temperatura ideal para freezers e refrigeradores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os refrigeradores mantêm os alimentos perecíveis frescos e saborosos e os freezers funcionando eficientemente conseguem preservá-los por muito tempo. Embora muitos desses aparelhos disponham de termostatos instalados na fábrica antes da aquisição, eles devem ser checados periodicamente para garantir que estejam configurados no nível adequado para evitar que os alimentos estraguem.

Manter os freezers e refrigeradores à temperatura adequada preserva os alimentos por mais tempo (eggs and milk image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Temperatura do refrigerador

Os refrigeradores domésticos devem ser mantidos entre 1 ºC e 3 ºC para manter os alimentos frescos por mais tempo e evitar o crescimento de bactérias prejudiciais. Em geral, temperaturas acima de 4,5 ºC não protegem os alimentos, mesmo que sua aparência, seu gosto e odor pareçam seguros para consumo, pois as bactérias patogênicas são frequentemente indetectáveis. Caso haja interrupção no fornecimento de energia, os alimentos armazenados a temperaturas maiores do que essa por mais do que duas horas devem sem descartados. Alguns termômetros confiáveis podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Loading...

Melhores temperaturas para o freezer

A melhor temperatura mínima para um freezer, seja como um aparelho solto ou um congelador de refrigerador é de -17 ºC. Para que os alimentos permaneçam em um nível seguro, a temperatura não deve exceder -15 ºC. Se o freezer não tiver um termostato confiável, utilize um termômetro comum para a medição. Você também pode testar a temperatura com um pote de sorvete. Caso o freezer não consiga manter esse alimento sólido como um tijolo, ele não conseguirá preservar outros alimentos congelados por mais de uma semana.

Diretrizes para armazenamento de alimentos em refrigeradores

Cada alimento tem uma exigência diferente de preservação. Mantenha a maior parte dos alimentos altamente perecíveis, como carnes, leite e outros laticínios, na prateleira mais baixa do refrigerador, na parte de trás do aparelho, pois é a área mais fria. Nunca armazene leite na porta da geladeira, pois essa é a área mais quente. Utilize a gaveta de baixo para armazenar frutas e vegetais, pois ela é projetada para preservar esses alimentos em níveis variados de umidade e fazem-nos durar mais. Evite guardar carnes nesse local, pois elas poderão estragar nesse ambiente com temperaturas flutuantes. Como os alimentos cozidos estragam mais rapidamente do que os frescos, não consuma sobras após quatro dias.

Armazenamento no freezer

Embora as temperaturas mais baixas dos freezers preservem os alimentos por um tempo indefinido, a qualidade dos congelados diminui com o passar do tempo. Alguns problemas comuns incluem a formação de cristais de gelo e a queimadura de congelador, em que a superfície do alimento fica descolorida ou dura. A menos que o produto esteja embalado a vácuo, ele poderá passar por esses problemas com o tempo. Para evitar que isso ocorra, enrole os alimentos em papel alumínio ou filme plástico e ponha-os dentro de um saco plástico para congelador antes de colocá-los no freezer. Tente anotar as datas dos armazenamentos e utilize esses alimentos o mais rápido possível para que eles tenham melhor sabor e textura.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...