Cores que estimulam o cérebro do bebê

Escrito por asa jomard | Traduzido por luisa damulakis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cores que estimulam o cérebro do bebê
A visão do bebê começa a se desenvolver no útero (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O bebê já nasce com o sistema visual completo, mas a sua visão continua a se desenvolver com o passar dos seus primeiros anos. Um recém-nascido consegue focalizar objetos de 20 cm a 38 cm de distância e, após completar um mês, ele já consegue visualizar coisas a quase 1 metro de distância, segundo o site AllAboutBabyDevelopment.com. Um recém-nascido fica fascinado por bordas e listras e frequentemente observa cuidadosamente os cantos do teto. Certas cores também atraem a sua atenção e estimulam o seu cérebro.

Outras pessoas estão lendo

Alto contraste

Durante o primeiro ano, a habilidade do bebê em coordenar imagens se desenvolve para que ele seja capaz de se lembrar de coisas que já viu. Um recém-nascido consegue ver objetos mais claramente quando estão perto e em contrastes de tons acentuados. O mais alto contraste possível é entre preto e branco. Os bebês são atraídos por bordas e estampas em alto contraste, mas tal encantamento não significa que a visão do recém-nascido seja apenas em preto e branco. Eles são capazes de distinguir contrastes mais sutis e, com 1 mês de idade, já conseguem perceber pequenas diferenças em tons de cinza.

Brinquedos de alto contraste

A visão é o último sentido a ser desenvolvido após o nascimento e os brinquedos em contrastes acentuados estimulam o cérebro. Assim, brinquedos em preto e branco ou com cores fortes são recomendados para as crianças. Pelo fato da visão do bebê não estar completamente desenvolvida, uma estampa complexa e detalhada não chamará a sua atenção. Ele ficará mais fascinado com complexidades moderadas e um tabuleiro pequeno de xadrez será visto como uma mancha escura por ele. Com o crescimento, estampas mais detalhadas começam a chamar a sua atenção.

Visão colorida

Estudos sobre o cérebro afirmam que um recém-nascido pode distinguir entre as cores vermelho e verde. Após a primeira semana, o bebê já consegue ver cores com comprimentos de ondas maiores, como vermelho, laranja, amarelo e verde. Mas ainda existem poucos receptores de cores de ondas menores como azul e violeta, precisando de mais tempo para que o bebê possa identificá-las. Embora ele seja capaz de ver uma cor, ele pode não conseguir distinguir as diferenças sutis entre cada tonalidade, como por exemplo, distinguir entre vermelho e laranja avermelhado.

Cores fortes

A visão colorida fica completamente desenvolvida aos 3 meses e, mostrar ao bebê o máximo possível de cores estimula o seu cérebro. Escolha cores fortes e, gradualmente, apresente os tons mais sutis. O formato dos objetos também é importante e, oferecer o contraste entre cores e formas ajuda a estimular a visão. Proporcione ao seu bebê um ambiente cheio de brinquedos coloridos em tons fortes e diferentes. Um bebê adora novidades e mudar cores e visuais ajuda a estimular o seu cérebro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível