Mais
×

Como fazer uma coroa de lavanda

Uma coroa feita de lavanda é um prazer para os sentidos, com seu cheiro relaxante e perfumado. Ela é perfeita para a porta de entrada da casa ou como enfeite em uma lareira e também pode ser um presente singelo.

Instruções

Esta coroa de lavanda fica muito bonita (Jonathan Fong)
  1. Escolha a guirlanda, que poderá ser comprada em uma loja de artesanato. Para esta coroa, recomenda-se as de parreira, porque os galhos parecem uma extensão da lavanda. Apesar de ter 30 cm neste exemplo, a coroa pronta será maior por causa da arrumação da planta.

    Comece com uma guirlanda de videira (Jonathan Fong)
  2. Se for usar flores de lavanda frescas colhidas do quintal, seque-as pendurando os ramos de cabeça para baixo. Esse processo levará cerca de duas semanas. Também é possível comprar flores secas diretamente de produtores pela Internet.

    Seque a lavanda de cabeça para baixo (Jonathan Fong)
  3. Faça maços de lavanda que tenham aproximadamente 20 ramos. Arrume as flores para que fiquem desniveladas, em vez de deixá-las com o mesmo comprimento — isso deixará a coroa mais cheia, escondendo mais os galhos. Corte os maços com aproximadamente 25 cm e amarre um elástico ao redor de cada um deles. Para completar a coroa, serão necessários cerca de 12 a 14 maços.

    Faça maços com a lavanda (Jonathan Fong)
  4. Amarre uma extremidade do arame flexível na base da coroa. O rolo de arame é fornecido em várias espessuras, mas o de 0,5 mm é relativamente fino e muito fácil de trabalhar.

    Amarre o arame na base da coroa (Jonathan Fong)
  5. Posicione o primeiro maço de lavanda inclinado sobre a base da coroa. As flores deverão ultrapassar a borda externa dos galhos. Enrole o arame duas vezes ao redor da extremidade inferior do maço para prendê-lo. Não corte o fio, mantenha-o no rolo à medida que circula a coroa.

    Prenda o primeiro maço de lavanda ao redor da coroa (Jonathan Fong)
  6. Coloque o maço de lavanda seguinte por cima do primeiro, inclinado de forma que as flores fiquem adjacentes às do primeiro maço, estendendo-se para fora dos galhos. Enrole o arame duas vezes ao redor do segundo para prendê-lo. Não se preocupe se os elásticos ainda estiverem visíveis, provavelmente serão cobertos pelos maços seguintes.

    Prenda o segundo maço de lavanda ao redor da coroa (Jonathan Fong)
  7. Continue colocando as flores ao redor da base da coroa. Como estão presos com uma inclinação, os maços formarão uma espiral ultrapassando a videira, como um catavento.

    Continue prendendo os maços ao redor dos galhos (Jonathan Fong)
  8. Quando terminar, coloque a ponta do último maço por baixo do primeiro, para esconder o elástico. Depois de enrolar todas as flores com arame, corte o fio e amarre-o na parte de trás da guirlanda.

    Esconda o último maço por baixo do primeiro (Jonathan Fong)
  9. Talvez alguns arames fiquem expostos na borda interna da coroa, por causa da forma em que os ramos estão posicionados. Cubra essa parte com barba-de-velho, colando-a na coroa com uma pistola de cola quente. Esse musgo gruda em si mesmo, por isso não é preciso passar muita cola nas bordas dos galhos. Assim os fios deverão ficar bem escondidos.

    Cubra a borda interna com barba-de-velho (Jonathan Fong)
  10. Escolha qual será o lado de cima da coroa e amarre no verso uma laçada de arame para pendurá-la.

    Faça uma laçada para pendurar a coroa (Jonathan Fong)

Dicas

  • Amarre bem os maços de lavanda na base da coroa para evitar que caiam durante o transporte ou ao pendurá-la.
  • Muitas flores de lavanda se soltarão durante a montagem da coroa. Guarde-as para fazer sachês e pot-pourri.

O que você precisa

  • Lavanda
  • Guirlanda de galhos secos de 30 cm
  • Tesoura
  • Arame de 0,5 mm
  • Barba-de-velho (musgo espanhol)
  • Pistola de cola quente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article