Mais
×

Como cortar um ângulo obtuso com uma serra circular

Atualizada July 21, 2017

A serra circular é uma máquina maravilhosa. A capacidade de cortar a madeira em qualquer ângulo é uma dádiva para quem faz projetos caseiros ao encaixar um pedaço em um canto apertado ou ao criar um suporte angulado. Porém, talvez algo esteja impedindo sua capacidade de cortar, deixando a lâmina com espaço de movimento limitado. Aprenda como contornar o problema e cortar um ângulo obtuso.

Instruções

A serra circular é uma máquina com a capacidade de cortar a madeira em qualquer ângulo

    Fazendo o corte

  1. A primeira coisa a se entender é que mesmo quando você puder apenas regular sua serra para cortar em um ângulo agudo, por definição ela também cortará em ângulos obtusos. Você pode ver isso na imagem. O corte na direita é obtuso, o da esquerda é agudo.

    O corte na direita é obtuso, o da esquerda é agudo
  2. Portanto, cortar em um ângulo obtuso é uma questão de determinar qual ângulo agudo é seu complementar. Já que os dois juntos dão sempre 180 graus, você pode determinar o complementar de um ângulo obtuso subtraindo o número de 180. Depois ajuste sua serra a esse valor.

  3. Por exemplo, suponhamos que você queira cortar um ângulo obtuso de 120 graus. Subtraindo 120 de 180 temos 60. Então, regule sua serra para cortar um ângulo de 60 graus.

    Subtraindo 120 de 180 temos 60
  4. Você notará, entretanto, que ela não chega a 60 graus. Ela começa no meio em zero e aumenta em ambos os lados até aproximadamente 50. O que é preciso entender é que quando no zero, sua serra na verdade estará cortando um ângulo de 90 graus. Cada ângulo que você ajustar para a esquerda ou direita conta para baixo a partir dai.

    Quando no zero, sua serra na verdade estará cortando um ângulo de 90 graus
  5. Então, para cortar um ângulo de 60 graus, você deve regular sua serra em 30 (90-30 = 60). Quando estiver cortando, um pedaço estará em um ângulo de 60 graus, e o outro no ângulo de 120 graus que você queria.

    Para cortar um ângulo de 60 graus, você deve regular sua serra em 30 (90-30 = 60)

Dicas

  • Não bata a serra no que você estiver cortando. Isso pode danificar a lâmina. Mova ela lenta e firmemente para fazer um corte limpo.

Avisos

  • Certifique-se de usar óculos de proteção ou outro tipo de proteção para os olhos quando estiver usando ferramentas elétricas.
  • Sempre mantenha seus dedos longe da lâmina quando estiver movendo-a.

Coisas Necessárias

  • Uma serra circular
  • Aptidões matemáticas básicas
  • Uma calculadora, ou lápis e papel (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article