Como cortar suas unhas

Escrito por wirnani garner | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cortar suas unhas
O corte das unhas é algo simples, mas deve-se atentar para não ter problemas como unha incravada (Creative Commons License, by: patzs, copyright: September 2008, Creative Commons License, by: Kelly Sims, copyright: April 2008, Creative Commons License, by: © Pacifist, copyright: August 2007, Creative Commons License, by: labspics, copyright: May 2008, Creative Commons License, by: avarhirion, copyright: September 2007, Creative Commons License, by: LeeBrimelow, copyright: December 2005, Creative Commons License, by: mypixbox, copyright: July 2008)

A aparência das unhas reflete muito sobre você como pessoa. Você pode ter unhas longas e coloridas, se você está na moda; ou apenas curtas, se estiver em atividades como esportes. Mas, não importa se deseja tê-las grandes ou pequenas. O importante é que elas estejam bem aparadas e limpas. O corte da unha desempenha um papel importante quando falamos de higiene pessoal. Pode ser uma tarefa fácil, mas às vezes pode causar pequenos problemas, tais como cortes indesejados e unhas encravadas, quando feitas de forma inadequada. Para uma maneira segura e legal de cortar as unhas, aplique os seguintes passos abaixo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Cortador de unha
  • Lixa de unha ou lixa
  • Pano
  • Esmalte de unha incolor

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare o tipo certo de ferramentas para a tarefa. Os cortadores que são pequenos e médios, com lâminas ligeiramente curvas, são apropriados para aparar suas unhas. Para as unhas do pé, tesouras grandes com lâminas retas são o tipo mais adequado.

    Como cortar suas unhas
    Utilize o cortador para aparar as unhas
  2. 2

    Higienize o cortador. Antes de começar, você precisa se certificar de que tudo esteja limpo. Lave-o para remover poeira e a sujeira indesejada, especialmente quando você compartilha com alguém o mesmo cortador. Seque-o bem após a lavagem para evitar que enferruje.

  3. 3

    Lave as unhas. Você pode tomar um banho e limpar as unhas ou apenas se limitar a lavar as mãos e os pés com sabonete antibactericida. Seque-as bem com uma toalha para remover o excesso de água. Este processo não só irá limpar as unhas, mas também ajudará a deixar suas unhas macias e fáceis de cortar ou aparar.

    Como cortar suas unhas
    Lave as unhas para deixá-las limpas e mais macias para o corte
  4. 4

    Procure uma área bem iluminada. Você deve cortar em um espaço com iluminação adequada e onde possa ver claramente o que está fazendo. Também pegue um guardanapo ou uma pequena caixa onde possa facilmente recolher e descartar as unhas cortadas.

  5. 5

    Examine suas unhas de perto antes de começar. Decida se deseja tê-las curtas, com um pouco da ponta branca aparecendo ou longa com uma ponta redonda ou quadrada. Depois de tomar a decisão, levante e gire a parte de alavancagem do cortador (a parte onde coloca o seu polegar para aplicar pressão) e comece a cortar suas unhas.

    Como cortar suas unhas
    Primeiro decida o tamanho e formato da unha antes de cortar
  6. 6

    Comece a cortar as unhas. Não importa se você começar do dedo mindinho indo para o polegar ou vice-versa. A decisão é sua. O importante é o posicionamento correto do cortador em relação as unhas.

  7. 7

    Primeiro, coloque o cortador em um lado da unha da mão que você está. Certifique-se de alinhar a lâmina na parte branca da unha, mas faça com que o cortador não esteja posicionado muito para dentro para evitar cortes acidentais em sua pele. Tente apertá-lo levemente para garantir que ele esteja devidamente posicionado - se sentir qualquer desconforto, ajuste-o a uma posição que seja mais segura e não proporcione dor.

    Como cortar suas unhas
    Posicione o cortador corretamente para não causar nenhum corte na pele os desconforto durante o corte
  8. 8

    Pressione-o para permitir que corte a unha. Você pode fazer isso pelo menos duas a três vezes em uma unha até que tudo esteja devidamente aparado. Siga cuidadosamente a curva da unha para um corte uniforme. Verifique se há alguns retalho ou radículas após cada corte e remova-os com cuidado.

  9. 9

    Sente-se e cruze as pernas para chegar facilmente ao pé e ver claramente as unhas. Levante a parte de alavancagem do cortador grande e posicione a lâmina diretamente sobre a parte branca da unha. Certifique-se de não posicioná-lo muito para dentro para evitar cortes acidentais. Ajuste a posição para não sentir nenhuma dor ou desconforto.

    Como cortar suas unhas
    Use um cortador maior para as unhas dos pés
  10. 10

    Apare suas unhas com cuidado. Não tente cortar de uma forma curva para seguir o formato da ponta dos seus dedos. Corte-a em linha reta para evitar unhas encravadas. Certifique-se também de cortar as unhas do pé em um comprimento moderado - cortá-las muito curtas só vai levar a unhas encravadas dolorosas.

  11. 11

    Use uma lixa de unha ou uma outra lixa para suavizar quaisquer superfícies irregulares e ásperas das unhas recém-cortadas. Também é possível usá-la para moldar ainda mais a forma de suas unhas. Quando lixar, faça de uma só vez - a partir do canto da unha em direção ao centro.

    Como cortar suas unhas
    Utilize lixas de unha para acertar qualquer irregularidade no corte
  12. 12

    Aplique um pouco de creme hidratante nas mãos e loção nos dedos do pé para manter as cutículas hidratadas. A cutícula é o tecido que se sobrepõe a raiz da unha (a unha real) na base dela. Ela protege as células recém-formadas de queratina ao passo em que a empurra para cima para o leito da unha (a área que produz chapas de unhas).

Dicas & Advertências

  • Se acontecer de você acidentalmente cortar a pele durante o processo, basta pressionar firmemente o local ferido com um pano limpo ou uma bola de algodão até que o sangramento cesse.
  • Se tiver unhas quebradiças ou fracas, é aconselhável passar um esmalte incolor para dar uma força extra e para evitar quebras ou rasgos.
  • Evite cutucar e roer suas unhas, já que isso só pode causar fissuras indesejáveis ​​que podem descascar uma parte dela. Acabe esses dois maus hábitos se quiser ter unhas saudáveis.
  • Use luvas de borracha para proteger as unhas ao lavar pratos ou manusear qualquer tipo de química.
  • Não use sapatos desconfortáveis - o que irá aplicar pressão sobre as unhas do pé, que em breve levará a desconfortáveis unhas encravadas e problemas nos pés.
  • Tenha cuidado com os agentes de endurecimento de unhas que contenham formaldeído ou tolueno sulfonamida, pois eles podem causar irritações de pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível