Mais
×

Como saber se um pepino estragou

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Os pepinos adicionam um sabor refrescante e crocante em saladas e sanduíches. Misture-os com tomates, queijo feta e azeitonas pretas para uma salada grega tradicional, ou preserve-os com vinagre e sal para picles. Use apenas os frutos frescos e de alta qualidade para ter os melhores resultados. O principal indicador de um pepino fresco é sua textura. Eles devem estar firmes e crocantes, com um sabor suave e limpo. Os pepinos são basicamente água e, com o tempo, ficam moles e insossos.

Instruções

Ao preparar saladas, use apenas pepinos frescos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Pegue e sinta o pepino. Ele deverá ser firme e liso. Se estiver macio, mole ou com caroços, significa que começou a estragar e não terá um gosto bom.

  2. Inspecione a casca para encontrar sinais de mofo ou deterioração, como uma película branca ou cinza. Corte o pepino. O interior deverá estar firme e verde-claro. As sementes de um pepino fresco são suaves e quase translúcidas. Sementes duras, amarelas ou brancas indicam que o fruto está velho.

  3. Corte o pepino e cheire-o. Os frutos frescos têm um perfume fresco e limpo. Um cheiro amargo indica que ele está estragado.

Dicas

  • Colha os pepinos de sua horta quando eles não tiverem mais de 20 cm. Eles deverão estar uniformemente verdes e firmes. Se você esperar até que fiquem amarelos ou muito longos, a poupa ficará dura, fibrosa e insossa. Verifique a fileira de frutos diariamente, pois podem dobrar de tamanho em apenas um dia.
  • Regue o solo com frequência para mantê-lo úmido durante a estação de crescimento. As condições secas deixam o pepino amargo.
  • Ao comprar pepinos no mercado, escolha os pequenos, firmes e com pele lisa. Procure pelos que estejam em uma embalagem refrigerada. Evite os enrugados, ensopados de água ou amarelos. Os pepinos produzidos comercialmente, muitas vezes são revestidos com uma cera comestível para preservá-los e deixá-los com brilho. Se desejar, retire as cascas revestidas de cera.
  • Guarde os frutos na geladeira por três a cinco dias. Use como adubo ou jogue fora os que estiverem estragados.
  • Misture o pepino com hortelã, ervilhas e vinagrete de arroz para uma salada rápida e refrescante, ou adicione-o em uma salada de atum ou frango para um sabor agradável.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article