Mais
×

Como cortar as unhas dos pés de diabéticos

Atualizado em 13 junho, 2017

Os diabéticos devem ter muito cuidado com os pés. Cortar as unhas dos pés de uma pessoa diabética é uma tarefa que deve ser executada com precisão e atenção aos detalhes.

Instruções

As unhas dos pés dos diabéticos devem receber cuidados especiais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha a bacia de pé com água morna. Teste a água com o cotovelo para ter certeza que a água não esteja muito quente. Os diabéticos têm a sensibilidade diminuída em seus pés e a água quente pode facilmente causar queimaduras. Mergulhe os pés na banheira por não mais do que cinco minutos.

  2. Use uma toalha de banho para secar completamente os pés. Tenha o cuidado de secar cada unha e entre os dedos dos pés também.

  3. Use o cortador de unha para cortar as partes frontais das unhas. Não corte a unha do pé até o limite da linha de pele. Cortar as unhas dos pés muito curtas pode causar feridas ou bolhas.

  4. Use uma lixa para limar cuidadosamente cada unha em frente. Tenha cuidado para não lixar pele ao redor das unhas, pois isso também pode causar bolhas.

  5. Inspecione cada unha para certificar-se de que a pele não foi ferida. Se há quaisquer cortes ou escoriações nas extremidades dos dedos em decorrência do procedimento, chame o médico o mais rapidamente possível, que deverá avaliar a ferida para assegurar que não incorra em infecção.

Dicas

  • Certifique-se de trabalhar em uma área com boa iluminação. Trabalhe lentamente e preste atenção extra para a tarefa iminente.

Aviso

  • Os diabéticos têm a sensibilidade nos pés diminuída e não podem sentir dor. Certifique-se de inspecionar bem os pés depois de cortar as unhas do pé. Se você tiver ferido qualquer um dos seus dedos, é muito importante consultar o seu médico. Pequenas feridas ao cortar as unhas dos pés podem evoluir para feridas maiores e infecções, que caso progridam por falta de cuidados, pode resultar na amputação dos pés.

O que você precisa

  • Pequena bacia de pés
  • Toalha de banho
  • Cortadores de unha
  • Lixa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article