Cortes de cabelo dos anos 40 na altura dos ombros

Escrito por emily bennett | Traduzido por marcos paulo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cortes de cabelo dos anos 40 na altura dos ombros
Nos anos 40, mulheres usaram muitos penteados de cabelo na altura dos ombros (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Os anos 40 produziram uma grande variedade de cortes de cabelo na altura dos ombros na América pós-guerra e muitos deles ainda existem no mundo fashion até hoje. Depois da Segunda Guerra Mundial, os homens e mulheres americanos estavam financeiramente instáveis, não podendo gastar muito em roupas e acessórios. No entanto, eles criaram cortes de cabelo e estilos para compensar a falta de trajes da moda.

Outras pessoas estão lendo

Corte estilo mensageiro

O corte de cabelo tem origem na aparência de mensageiros ingleses dos últimos séculos. O cabelo cai ligeiramente na altura dos ombros. Geralmente, as mulheres que usavam este estilo também usavam franjas. Mulheres com cabelo liso tipicamente ostentavam essa aparência, pois era extremamente fácil de manter. Mulheres com cabelo enrolado ou crespo não adotavam muito esse estilo.

Cortes para cabelos encaracolados

Mulheres com cabelo encaracolado tendiam a zombar desse estilo de cabelo, já que cortes curtos faziam seus cabelos se amontoarem no topo de suas cabeças. Veronica Lake e Rita Hayworth popularizaram esse estilo na época. O cabeleireiro primeiramente lavava o cabelo a mulher e depois penteava para o lado – nunca no meio – e cortava as pontas do cabelo. O cabeleireiro cortava apenas um pouco abaixo dos ombros, já que o cabelo encaracolado encolhe quando seco. As mulheres não usavam camadas nessa época; elas simplesmente enrolavam o cabelo e permitiam que caísse sobre seus ombros. Durante esse período, as mulheres usaram pela primeira vez ferros para enrolar seus cabelos.

Franjas estilo peek-a-boo

As franjas do estilo peek-a-boo apareceram nos anos 40, criadas e popularizadas por Veronica Lake. Para alcançar esse estilo, as mulheres precisavam de cabelos lisos ou ligeiramente encaracolados. Quando molhados, os cabelos lisos eram cortados mais fielmente ao estilo do que cabelos encaracolados. O cabeleireiro colocava o cabelo de lado e cortava de cada lado o mesmo comprimento. Quando o cabelo estivesse seco, o cabeleireiro usava um ferro do lado que tivesse mais cabelo. Levando esta parte mais perto do rosto da mulher, o cabeleireiro enrolava o cabelo para que então ele caísse na frente dos olhos da mulher. É por isso que chama-se franja estilo peek-a-boo (esconde-esconde).

Penteado pompadour

O estilo inspirou as mulheres a manterem seus cabelos pelo menos na altura dos ombros, já que mais curtos não permitiam alcançar a aparência desejada. Elas separavam uma pequena parte da frente de seus cabelos e, então, bagunçavam essa parte até que ganhasse volume. Elas prendiam a maior parte no topo de suas cabeças com grampos grandes, certificando-se que nenhum desses grampos estivessem visíveis. Então, elas penteavam a parte da frente sobre a parte presa e seguravam. Isso dava ao pompadour uma aparência lisa e acabada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível