Como crianças com paralisia cerebral podem usar um computador?

Escrito por laura bramble | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como crianças com paralisia cerebral podem usar um computador?
Há várias tecnologias adaptativas para permitir o aprendizado de crianças com paralisia cerebral (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tecnologia moderna está facilitando cada vez mais a vida até mesmo de crianças com paralisia cerebral, para que elas se comuniquem e fiquem em contato com o mundo. Computadores são uma ótima fonte para isso. Uma gama cada vez maior de hardwares e softwares estão reduzindo cada vez mais o obstáculo que deficiências por paralisia cerebral provocam. Há tecnologias adaptativas disponíveis para acomodar crianças com qualquer nível do problema, permitindo que elas brinquem e aprendam em um computador.

Programas de acessibilidade Windows

Há um software, que já está instalado em qualquer PC com Windows ou em computadores Apple, que dá maior acessibilidade a qualquer computador. O "Microsoft Windows Accessibilidade" ajuda a pessoa a configurar os programas conforme suas necessidade. O item "Lupa" altera o tamanho do texto e reverte as cores (branco para preto) para torná-lo mais fácil de ler. O "Narrador" é um programa que lê o texto em voz alta e permite que a velocidade, o volume e o tom sejam ajustados. O software "Teclado Virtual" permite que se digite um texto clicando nas letras com o mouse, em um teclado exibido na tela do computador. O "Filtro de teclas" ajuda a minimizar problemas comuns que os deficientes possuem ao digitar.

Outros programas e softwares

Os programas de acessibilidade da Apple incluem o "Zoom", o "VoiceOver" e o "Falar Seção", que são como os programas "Lupa", "Narrador" e o "Filtro de teclas" da Windows. A Apple também tem o "Reconhecimento de Voz", que reconhece comandos de voz e também o "Mouse Keys", que permite que a pessoa opere o mouse usando teclas no painel de números. Há uma grande variedade de softwares disponíveis para computadores que vão além do básico. Programas como o "Dragon Naturally Speaking", também conhecido como "Dragon para PC", levam o reconhecimento de voz a um nível mais sofisticado. O software "Kurzweil" lê não apenas materiais programados, como também documentos escaneados.

Hardware

O hardware que adapta computadores usados por crianças com paralisia cerebral incluem teclados para uma das mãos, teclados com teclas grandes, monitores de touch screen e botões. Um botão é usado para controlar o computador e o mouse, o que é mais fácil para crianças com sintomas de paralisia cerebral severa. Há até mesmo botões sem toque, que ativam o mouse usando uma câmera de vídeo e movimento, adaptando-se aos movimentos individuais de cada criança.

Computadores para pacientes com paralisia cerebral

Um grande avanço na computação para aqueles com paralisia cerebral é o MyTobii P10, um computador controlado com os olhos, que combina um motor de 38 cm, um computador e um dispositivo controlado com os olhos em uma unidade portátil. Ela pode ser montada em qualquer lugar e pode usar uma cadeira de rodas elétrica, bateria ou tomada como fonte de energia. Ele pode ser usado por aqueles com óculos ou lentes de contato e funciona em qualquer condição de luz. Movimentos involuntários da cabeça não afetam sua capacidade de rastreamento do olho. Ele é muito fácil de configurar, sendo que se precisa seguir um ponto por 10 segundos e o sistema lê e ajusta o movimento. Esse sistema não é barato, mas pode ser coberto por alguns planos de saúde. Crianças com paralisia cerebral severa, que nunca poderiam antes utilizar um computador, agora podem experimentar um mundo completamente novo com o MyTobii P10.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível