Mais
×

Como criar bactérias benéficas em aquários de peixes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As bactérias benéficas reduzem a quantidade de amônia nos aquários, o que mantém os níveis de nitrito e nitrato adequados. Essas bactérias essencialmente mantêm seus peixes vivos, mas não existem em aquários novos. Você deve criá-las antes de adicionar peixes novos e monitorar seu crescimento pelo ciclo do nitrato.

Instruções

Como criar bactérias benéficas em aquários de peixes (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

    Criar bactérias benéficas em novos aquários

  1. Use cartuchos de filtros sujos ou componentes usados de um aquário de um amigo ou loja. Esses filtros usados já contêm a bactérias benéficas, o que dá ao seu aquário um avanço no crescimento de suas próprias. Mantenha o cartucho úmido até colocá-lo no tanque para que as bactérias não morram. Ao comprar um aquário novo, você pode, às vezes, comprar a água junto já com os elementos necessários para cultivar a bactéria.

  2. Coloque plantas vivas imediatamente no tanque, mesmo se ainda não estiver pronto para adicionar os peixes. Isso inicia o crescimento da bactéria. Em geral, você deve ajustar seu aquário completamente e mantê-lo por uma semana antes de adicionar os peixes. Leva de uma a três semanas para criar uma quantidade suficiente de bactérias para sustentar a vida no aquário.

  3. Deixe o ciclo do aquário ser completado pelo menos uma vez antes de adicionar o peixe principal. Os níveis de nitrito e amônia devem subir e cair para zero. Assim que forem constantemente testados em zero, seu tanque estará pronto para adicionar peixes.

  4. Adicione os animais lentamente. Comece colocando um ou dois por semana por aproximadamente quatro ou seis semanas. Alimente-os separadamente no início e monitore os níveis de amônia e nitrato. Se tiver picos, mude apenas 20% da água para regular o nível. Tente trocar a água o mínimo possível enquanto seu aquário se estabiliza.

    Aumentar as bactérias benéficas em aquários em funcionamento

  1. Adicione cascalhos ou outros substratos ao tanque. Além disso, adicione lava e anéis biológicos ao filtro. Isso dará às bactérias um local para viver. Leva aproximadamente três semanas para criar mais bactérias.

  2. Troque apenas 20% da água por vez. Isso dará bastante tempo para as bactérias proliferarem. Você deve trocar e limpar o aquário aproximadamente uma vez a cada duas semanas.

  3. Mantenha seus filtros ao trocar a água e limpar. Se tiver filtros fora da água, você pode querer colocar os cartuchos ou outros meios (espuma, tubo, roda biológica) na água. Desligar o filtro ou deixar partes fora da água por muito tempo pode matar as bactérias.

Dicas

  • Você pode realizar o ciclo do aquário com peixes, mas eles provavelmente morrerão. Basta comprar peixes saudáveis como o tetra preto. Adicione os peixes imediatamente, mas alimente-os separadamente. Monitore o aquário enquanto passa pelo ciclo de nitrato.

O que você precisa

  • Testes de nitrato, nitrito e amônia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article