Mais
×

Como criar um diagrama de aranha

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar um diagrama de aranha é uma forma simples de organizar pensamentos ou ideias para o trabalho ou redação da escola. É chamado de diagrama de aranha por causa do jeito que os pensamentos são organizados e se espalham sobre o pedaço de papel, fazendo um diagrama em forma de aranha ou uma teia, dependendo do número de ideias ou temas a serem discutidos em cada redação.

Instruções

Crie um diagrama de aranha para organizar pensamentos e ideias para qualquer redação (education image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)
  1. Escreva no meio do papel a ideia principal para a redação.

  2. Desenhe um círculo ao redor da ideia principal.

  3. Use uma régua para desenhar quatro linhas a partir do círculo do meio, duas de cada lado ou duas em cima e duas em baixo, não importa.

  4. Escreva quatro tópicos que serão discutidos em sua redação. Escreva-os ao lado das linhas desenhadas e faça um círculo ao redor deles, assim como o tópico principal. Esses tópicos podem ser algumas palavras ou uma frase, depende da complexidade da redação. Adicione mais linhas se a redação for mais complexa e mais tópicos precisarem ser discutidos.

  5. Desenhe uma linha para cada tópico.

  6. Escreva sub-tópicos ao lado de cada linha desenhada no passo anterior. Você pode adicionar quantos sub-tópicos desejar. Desenhe um círculo ao redor deles. Agora, olhe para a aranha ou teia de aranha que você criou.

Dicas

  • O diagrama não precisa parecer como uma aranha ou teia de aranha perfeitamente; o que importa é organizar seus pensamentos de uma forma que entenda-os e inclua-os em sua redação.

O que você precisa

  • Papel
  • Caneta
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article