Mais
×

Como criar galinhas na cidade

Atualizada February 21, 2017

As pessoas no interior costumavam, e em alguns lugares ainda costumam, criar galinhas no quintal. Elas fornecem benefícios óbvios como ovos, controle de insetos e esterco para o jardim, mas também servem como bichos de estimação. No Brasil, a criação de animais não domésticos fica proibida constatando-se alguns critérios: perturbação da paz devido ao barulho e mau cheiro e insalubridade dos animais e seu espaço, com risco de causar doenças. Se mantiver seu criadouro limpo, bem cuidado e sem um número exorbitante de animais, não há problema algum. Os frangos são fáceis de cuidar e não precisam de muito espaço. Apenas duas ou três galinhas são suficientes para fornecer ovos para uma família pequena.

Instruções

Criar galinhas desde pintinhos as deixa mais dóceis e fáceis de lidar (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Veja se possui o tempo e espaço para dedicar ao cuidado das galinhas. Você precisa gastar cerca de 10 minutos por dia para cuidar do bando. Elas precisam de um galinheiro e espaço para andar e ciscar; é bom planejar 2,5 m² por galinha.

  2. Contate a prefeitura para ver se é necessário algum cuidado especial para galinhas e se não há uma proibição na cidade quanto à criação de animais. Em bairros com um dito "Conselho de Bairro", contate-o e veja se há alguma restrição em relação aos tipos de animais permitidos.

  3. Construa seu galinheiro ou compre algum pré-montado. Ele precisa de poleiro, caixas para ninho, entradas para as galinhas e um acesso para você coletar ovos e limpá-lo.

  4. Proteja suas galinhas de predadores, como cães e raposas, colocando o galinheiro dentro de um local bem cercado.

  5. Pesquise sobre as diversas raças e escolha uma adequada para a sua área. Algumas raças são mais adaptadas ao frio que outras.

  6. Determine se quer começar com frangas ou pintos. Os pintos precisam ser mantidos dentro de casa e precisam de cuidado especial até que tenham cerca de 3 meses de idade. As frangas têm entre cinco e seis meses de idade e já estão prontas para ficarem no galinheiro e botar ovos.

  7. Escolha um fornecedor de onde comprar os pintos. A maioria das casas agropecuárias e veterinárias possuem pintos, frangos e acessórios à venda.

  8. Compre os suprimentos necessários para cuidar das galinhas: um coxo para água, outro para comida, quirera, areia grossa ou cascalho e um poleiro. Uma chocadeira e uma fonte de calor também serão necessários para criar os pintos.

  9. Passe um tempo com suas galinhas para que se acostumem com você. As galinhas criadas desde pintinhos serão bem dóceis e fáceis de pegar. Todas as galinhas vão aprender a antecipar suas visitas diárias e provavelmente ficarão seguindo você pelo quintal.

Dicas

  • Tente manter apenas galinhas e evite galos, pois eles são barulhentos e geralmente são motivo de alguma restrição na cidade.
  • Sempre compre pintos ou frangas selecionados por gênero.
  • Avise seus vizinhos sobre seus novos animais e responda a qualquer pergunta ou preocupações que tenham.
  • Por diversão, compre uma galinha das raças que põem ovos azuis ou verdes.

Avisos

  • Não alimente suas galinhas com cascas de frutas cítricas, ossos, alho, cebola, muita quantidade de carne ou qualquer carne velha.
  • Sempre mantenha a água limpa e fresca no coxo. As galinhas podem desidratar rápido.
  • Limpe seu galinheiro ou quintal pelo menos uma vez por semana, seus vizinhos irão reclamar se o quintal começar a feder e, neste caso, a Vigilância Sanitária pode ser ativada. As galinhas bem criadas não costumam feder.

Coisas Necessárias

  • Galinheiro
  • Cercado
  • Um coxo para água e outro para comida
  • Ração
  • Quirera
  • Areia grossa ou cascalho
  • Poleiro
  • Pintos ou frangas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article