Mais
×

Como criar pavões

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os pavões são uma das espécies de aves mais bonitas e chamativas. Conhecidos pela cauda longa e plumosa e o pio agudo, os pavões são aves leais que raramente se afastam do seu lar. Por conta da causa e das penas longas e volumosas, os pavões precisam de um habitat maior do que as espécies menores, como frangos ou perus. Criar pavões parece uma tarefa difícil, mas com os artefatos apropriados, torna-se fácil até para criadores iniciantes.

Instruções

Mesmo criadores amadores podem conseguir cuidar bem de pavões (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Arrume as gaiolas antes de comprar as aves. Pavões precisam de uma gaiola coberta com, pelo menos, 6 m de comprimento, 9 m de largura e 3,6 m de altura, uma vez que a cauda do pavão macho muitas vezes possui penas de mais de 1,8 metros. Os pavões não dormem no chão, então, a gaiola deve conter galhos ou poleiros.

  2. Forre a gaiola com palha e posicione tigelas para comida e água próximo à porta. Encha a tigela de comida com a ração específica e encha de água a outra tigela. A ração é desenvolvida especialmente para suprir as necessidades nutricionais dos pavões e pode ser encontrada em pet shops e lojas de ração.

  3. Compre pavões de criadores confiáveis. Os criadores vendem tanto aves adultas como pintinhos, e devem realizar a entrega caso você não possa levá-los até sua fazenda. Pergunte a ele sobre as datas de entrega para garantir que as gaiolas estejam prontas quando os pavões chegarem.

  4. Coloque seus pavões dentro da gaiola e deixe que andem e explorem seu novo local. Mantenha a porta seguramente fechada e abra, apenas, para dar comida e água, evitando que fujam. Deixe os pavões dentro da gaiola por, pelo menos, duas semanas antes de permitir que permaneçam do lado de fora.

  5. Livre os pavões dos vermes uma vez por mês com um vermífugo líquido para aves. Leia as instruções cuidadosamente e adicione a dose especificada na embalagem ao pote de água. Os pavões irão ingerir o vermífugo ao beber a água, livrando-se dos vermes sem maiores problemas.

  6. Permita que os pavões andem livremente pelo terreno durante o dia. São aves muito apegadas ao território e não vão se afastar da casa, então, abra as gaiolas e deixe os animais circularem como quiserem. Prenda-os novamente após retornarem à gaiola para permanecerem durante a noite.

Dicas

  • É relativamente simples saber a diferença entre o pavão macho e a fêmea. Os machos são sutilmente maiores e possuem penas mais chamativas e compridas do que as fêmeas.

Aviso

  • Nunca deixe crianças ou animais de estimação perseguirem os pavões. Apesar de serem aves fortes, podem ficar amedrontados se forem perseguidos.

O que você precisa

  • Gaiola grande
  • Palha
  • Tigelas para comida e água
  • Ração para aves
  • Vermífugo para aves
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article