Como criar um site acadêmico

Escrito por contributing writer | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Uma coisa que passa pela mente de vários acadêmicos, sejam graduandos ou profissionais de longa data na universidade, é a ideia de criar um site acadêmico. Isto pode ajudar a tornar o seu trabalho mais visível, ou servir a um propósito pedagógico, divulgando informações aos estudantes e ajudando-o no seu papel de educador.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Ferramentas de web design
  • Espaço pessoal ou institucional para hospedar o site

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Escolhe entre o servidor da universidade ou um domínio próprio seu para hospedar o seu site. Para um profissional titular de longa data da universidade, hospedar o site na universidade faz mais sentido. Para um graduando ou um profissional em início de carreira acadêmica, geralmente um domínio pessoal será a melhor opção. Embora você tenha que pagar do seu bolso para ter seu próprio domínio, se você mudar de instituição no futuro, não correrá o risco de perder a sua conta.

  2. 2

    Comece a esquematizar o seu site. Os sites acadêmicos geralmente tendem a ter layouts conservadores, o que não é ruim. Alguns são estilo página única, com informações de contato e uma lista de publicações recentes. Vários layouts de páginas não estão fora de cogitação, desde que você tenha motivos para criar cada página. Os profissionais em início de carreira normalmente se beneficiarão em ter uma página chamativa, mas devem ser bem conservadores quanto ao estilo.

  3. 3

    Pense sobre como lidará com o problema de disponibilizar o seu currículo online. Vários currículos simplesmente serão grande demais para serem disponibilizados online como um documento HTML. Enquanto o currículo pode ser algo bom para dar formar ao seu site, o melhor seria disponibilizá-lo em um arquivo .pdf para download em uma das páginas do site. O motivo da sugestão da extensão do arquivo é que ele é muito mais profissional e comum do que um documento de texto do Word. Isto assegura que alguém que for imprimir seu CV veja-o da forma que você deseja. Outros formatos podem permitir que a aparência do seu CV seja alterado por outras pessoas.

  4. 4

    Comece a montar o seu site. Procure entender o Protocolo de Transferência de Arquivos (ftp) para a(s) página(s) que você criou no seu provedor de hospedagem. Ao vê-lo pronto na internet, é possível que o site não tenha ficado como você imaginou. Faça alguns ajustes e publique-o novamente.

  5. 5

    Quando estiver pronto e funcionando, coloque o link do seu perfil no departamento da universidade no site. Se for exigido, por normas, que o site esteja hospedado no provedor da universidade para poder usar o link, abra um site no provedor da universidade e insira um link para o seu site pessoal.

Dicas & Advertências

  • Os colegas de trabalho e os estudantes podem ser muito úteis para ajudá-lo a montar o seu site.
  • Publique conteúdos com cuidado no seu site, como se estivesse publicando em qualquer outro lugar sério.
  • Lembre-se que, por mais que venha a ter poucos visitantes, o seu site estará aberto para todo o público online.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível