Como cuidar de um cão com neurite trigeminal

Escrito por mia carter | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um cão com neurite trigeminal
A alimentação fica mais difícil quando o cão sofre de neurite trigeminal (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

A neurite trigeminal (NT) é uma condição relativamente rara. Ela afeta o nervo trigeminal, que fica em volta da face e controla as funções do reflexo de piscar e o movimento da mandíbula inferior em cães. Um dos sintomas mais comuns em um cão com neurite trigeminal é a "mandíbula caída", na qual a mandíbula inferior do cão está sempre levemente aberta. Um cão com NT terá dificuldade para comer e beber. Como ele não tem controle sobre a mandíbula, beber água é ineficiente, e a água rapidamente se misturará com a saliva. Comer também é difícil para um cão com NT devido à falta de controle na mandíbula, e acomodações especiais serão necessárias para auxiliar na alimentação. Em alguns cães que sofram de NT, é necessário alimentá-los com a mão. A causa dessa condição médica é desconhecida. A maioria destes casos são temporários, durando apenas algumas semanas, embora a condição possa ficar permanente em alguns casos. Os danos ao nervo trigeminal também podem ocorrer devido a traumas na face ou na cabeça. E, em poucos casos, o crescimento de tumores e certas formas de câncer podem comprimir o nervo trigeminal, causando as deficiências notadas em cães com NT.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Conjunto de fluidos subcutâneos
  • Bacia de comida mais alta
  • Seringa de líquidos e liquidificador
  • Medicamento esteroide anti-inflamatório prescrito

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Discuta as opções de medicamento com seu veterinário depois de um diagnóstico de NT. Remédios anti-inflamatórios, como os esteroides, podem tratar cães com essa condição com frequência.

  2. 2

    Monitore o cão quanto à desidratação. Um cão com NT não consegue beber água efetivamente, e, portanto, pode ficar desidratado muito rapidamente. Cada caso é diferente, e alguns cães conseguem beber água melhor que outros, sendo vital que os donos monitorem de perto o nível de hidratação do animal. A pele de um cão desidratado perderá a elasticidade e as gengivas ficarão grudentas e secas.

  3. 3

    Distribua várias bacias de água diferente se o cão conseguir beber líquidos, pois a saliva tende a se acumular na água, tornando-a pouco atraente ao cão. Troque a água várias vezes ao dia para garantir que sempre haja água fresca disponível. Se houverem outros cães na casa, opte por injeções subcutâneas de fluidos para garantir que todos os animais tenham acesso à água fresca.

  4. 4

    Administre injeções subcutâneas de fluidos. Seu veterinário pode lhe entregar bolsas com solução de Ringer, tubos intravenosos e um suprimento de agulhas. Os fluidos são injetados sob a pele duas vezes ao dia. O corpo do cão lentamente absorve o fluido sob a pele, substituindo a necessidade de beber água. Lembre-se: muitos veterinários não são experientes em tratar cães com NT, então, muitos não oferecerão as injeções subcutâneas de fluidos como opção. Não hesite em perguntar ao veterinário sobre essa opção, que geralmente é a melhor para garantir hidratação adequada em um cão com NT.

  5. 5

    Atente-se à situação da alimentação do cão. É virtualmente impossível para um cão com NT comer ração seca. Portanto, os donos devem dar ração hidratada ao animal. Essa é uma opção melhor que dar comida úmida, pois a massa da comida úmida é difícil de comer, enquanto a ração leve e hidratada é mais fácil para o cão pegar. Para hidratar a ração, adicione água quente à ração e deixe agir por 10 minutos. A ração inchará e absorverá a água, suavizando a mastigação e facilitando na hora de engolir.

  6. 6

    Coloque a ração hidratada numa bacia alta. Cães com NT tipicamente usarão a mandíbula inferior como uma "pá", então, é melhor manter a boca mais horizontal quando comer. Quando a bacia de comida está no nível do chão, a boca fica numa posição mais vertical, fazendo com que a ração caia e a alimentação fique mais lenta e ineficiente. Esteja ciente de que um cão com NT que consiga comer sozinho leva cerca de 20 a 30 minutos para terminar uma refeição.

  7. 7

    Se um paciente canino com NT estiver levando muito tempo para comer (30 minutos ou mais), a alimentação precisará ser assistida para garantir nutrição apropriada. Alimente o cão manualmente usando uma seringa de líquidos. Coloque a ração hidratada ou comida úmida no liquidificador e misture. Se necessário, adicione água para fazer uma pasta espessa. Use uma seringa para alimentar o cão aos poucos. Para cães pequenos, uma seringa com capacidade para duas colheres de chá funcionará bem, enquanto que, para cães maiores, uma seringa maior pode ser comprada numa loja de animais, on-line ou com o próprio veterinário.

Dicas & Advertências

  • Cães com NT são propensos a babar e salivar, particularmente enquanto dormem, de modo que pode ser necessário colocar uma toalha ou cobertor embaixo da cama do animal -- algo que possa ser trocado e lavado diariamente.
  • Uma vez que a água deve ser adicionada à comida do cão, ela dobra o volume da ração, e, com frequência, o cão comerá menos ração propriamente dita. Isso significa menos calorias, pois cerca de metade da refeição é composta por água. Considere substituir por um alimento para filhotes, que é mais rico em calorias e gordura. Para casos extremos, considere adicionar um suplemento nutricional à comida do cão.
  • Não fique alarmado se a face do cão ficar funda e esquelética com o passar do tempo. Cães com NT não usam a maioria dos músculos de mastigação, e podem atrofiar devido à falta de uso. Com o tempo, a face gradualmente ficará com uma aparência bem esquelética. Isso é completamente normal em cães com NT, e não há motivo para se preocupar.
  • Muitos veterinários não são familiarizados com a NT, e, portanto, podem não tratar a condição adequadamente (por exemplo, ao não prescrever fluidos subcutâneos). É melhor levar seu cão a um neurologista veterinário especialista em NT e outras condições similares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível