Mais
×

Como cuidar de papagaios alexandrinos

De acordo com a American Veterinary Medical Association, os pássaros estão em terceiro lugar na preferência por animais de estimação nos Estados Unidos, ficando atrás apenas dos gatos e cachorros. Os papagaios alexandrinos, com suas penugens verdes e bicos brilhantes, são animais divertidos quando bem cuidados. Também conhecidos como periquitos, esses pássaros, que têm origem no norte da Índia, exigem bastante cuidado e precisam se exercitar e brincar com seus donos. Aprenda as necessidades de alimentação e habitação para manter um papagaio alexandrino feliz e saudável.

Instruções

Os papagaios alexandrinos são pássaros tropicais (parrots image by KtD from Fotolia.com)
  1. Escolha uma gaiola grande. Papagaios alexandrinos gostam de ficar sozinhos ou em pares com uma gaiola de 4 metros de comprimento e 1,22 metros de largura. Use arame 4 mm na malha em torno da gaiola, já que esses papagaios possuem bicos fortes e gostam de mastigar. Escolha um arame resistente à ferrugem para evitar o envenenamento dos pássaros.

  2. Acrescente poleiros e brinquedos para mastigar. Inclua alguns ramos para que possam ficar sobre ele e mastigá-los. Couro, cordas e blocos de madeira são ótimos brinquedos para que os papagaios alexandrinos brinquem e mastiguem. Tenha vários desses brinquedos e faça um rodízio entre eles com frequência para estimular seus pássaros.

  3. Alimente seus papagaios. Esses pássaros gostam de sementes, frutas, vegetais e até ração pra cachorro. Inclua sementes de painço branco, aveia e girassol na mistura de sementes. Muitos papagaios gostam de maçãs, laranjas, milho, folhas verdes e broto de grama. Um bloco de cálcio deve estar sempre ao alcance do pássaro. Alguns deles gostam de pequenos insetos, como larvas e besouros.

  4. Brinque com seu pássaro. Os papagaios alexandrinos são muito inteligentes e podem ficar facilmente entediados se não forem entretidos de forma adequada. Treine seu pássaro para ficar em seu ombro e caminhe com ele pela casa. Lide com seu animal com frequência e deixe-o se socializar o máximo possível. Ajude a evitar que ele grite ou faça barulhos altos treinando-o para falar. Um papagaio feliz e bem cuidado pode viver de 35 a 40 anos.

Dicas

  • Alguns papagaios podem não possuir a habilidade de falar. Comece a treinar o pássaro para falar quando novo, repetindo algumas palavras diariamente. Eles resmungarão primeiro antes de falar palavras completas.

Aviso

  • As fêmeas podem se tornar mais agressivas do que os papagaios alexandrinos machos, bicando e mordendo. Ignore comportamentos indesejados e recompense os bons, elogiando e acariciando-o.

O que você precisa

  • Gaiola grande de arame, calibre 12
  • Brinquedos para mastigar
  • Maçãs e laranjas
  • Sementes
  • Vegetais
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article