Mais
×

Como cuidar de pássaros recém-nascidos

Atualizado em 17 abril, 2017

Filhotes recém-nascidos são criaturas sensíveis e é muita responsabilidade cuidar deles. Pássaros geralmente cuidam bem dos filhotes, então você não terá que cuidar deles, a menos que tenham sido abandonados pelos pais. Pássaros continuarão a cuidar de um recém-nascido, se ele for colocado novamente no ninho ou se você colocá-lo em uma cesta perto do ninho. A maioria das aves cai aprendendo a voar, por isso certifique-se de que o passarinho tenha realmente sido abandonado antes de cuidar dele.

Instruções

Certifique-se de que o passarinho tenha realmente sido abandonado antes de cuidar dele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Crie um "ninho" para o pássaro recém-nascido em um aquário ou em uma caixa vazia. Arme uma lâmpada de 40 watts acima do aquário, a uma distância de 30 cm para manter o bebê sem penas aquecido. Coloque um pequeno recipiente, como um recipiente de margarina, cheio de jornal, dentro do recipiente maior, para fornecer um lugar de descanso para o pássaro. Certifique-se de que o recipiente pequeno esteja preenchido com jornal o suficiente para que o pássaro possa defecar. Coloque o ninho em um lugar tranquilo.

  2. Alimente o pássaro regularmente. Filhotes dependem dos pais para prover alimentos e devem ser alimentados a cada meia hora. Um palito de picolé ou de palha funciona como um instrumento de alimentação. O filhote pode ser alimentado com uma mistura caseira de ingredientes ricos em proteínas, como carne bovina ou de peru moída, gema de ovo cozido, comida de cachorro molhada e água suficiente para fazer tudo virar um mingau com consistência. Nunca alimente um pássaro filhote com leite. Um pássaro bebê precisará apenas de água para beber.

  3. Coloque os alimentos no ninho de aquário assim que o pássaro abrir os olhos e aparecerem penas, para ajudá-lo a aprender a comer por conta própria. Pare de alimentar o pássaro quando o papo no lado do pescoço dele parecer cheio.

  4. Quando os filhotes se alimentarem sozinhos, alimente-os com petiscos para galinhas ou peru. Isso deve ser colocado no ninho juntamente com um pequeno prato de água.

  5. Chame um veterinário local ou ligue para o Ibama, assim que encontrar o pássaro, para obter mais dicas de cuidados e alertar os cuidadores dos animais silvestres que você está esperando por instruções.

Dicas

  • Se o pássaro segurar seu dedo, ele é muito novo e deve ser deixado sozinho para continuar a aprender a voar. Se ele não conseguir, tente encontrar o ninho antes de levá-lo para casa.
  • Filhotes de pássaros podem dormir durante toda a noite, por isso não se preocupe em acordá-lo a cada meia hora para alimentá-lo. Porém, certifique-se de alimentá-lo assim que você acordar.

Aviso

  • É ilegal possuir animais silvestres. Filhotes encontrados na natureza são considerados animais silvestres.
  • Lave as mãos após tocar no passarinho e certifique-se de que você não esteja manuseando-o demais.
  • Nunca dê muita comida ao passarinho.

O que você precisa

  • Aquário ou caixa
  • Lâmpada de 40 watts
  • Recipiente de margarina
  • Jornal
  • Comida com alta proteína
  • Palito de picolé ou palha
  • Aperitivo para pintinho ou peru
  • Prato raso de água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article