Mais
×

Como cuidar das patas de gatos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cuidar das patas do seu gato pode ser um algo complicado. Você precisa se certificar de as garras dele estejam saudáveis​​, mas não quer acabar sendo arranhado ou ferido pelo seu amigo felino. Este artigo irá guiá-lo pelos passos para checar as patas e mantê-las saudáveis​​.

Instruções

A pata de um gato (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

    Cuidar das patas de felinos

  1. Manter as patas do seu gato saudáveis é importante por muitas razões. A sujeira e as fezes podem ficar presas entre os dedos se o animal for mais velho ou um banhista descuidado - ou se o pelo for extremamente longo. Para evitar que isso aconteça, você precisa ser capaz de examinar seu gato com segurança. Se ele ainda tem as garras, você vai precisar de uma toalha grande e, possivelmente, luvas.

  2. Envolva seu gato de forma segura na toalha. Talvez seja melhor pegá-lo pelo "cangote" para fazer isso. Pegar pelo cangote significa apertar a pele solta por trás do pescoço, como a mãe gata faz com os filhotes, e segurá-la com força. Uma vez que o animal estiver embrulhado na toalha e bem apertado, mas não demais, pegue com cuidado uma pata de cada vez e examine-a. Certifique-se de que não haja lesões e que a área entre os dedos esteja saudável e limpa. A maioria das patas são muito limpos, mas um pouco de sujeira não é prejudicial.

  3. Se houver sujeira que precisa ser removida, pegue um pano quente e úmido e passe cuidadosamente pela almofada e entre os dedos. Seu gato não vai gostar disso, por isso esteja preparado. Agora é o momento para cortar as unhas, se não quiser que fique afiadas. Certifique-se de não cortar muito rente, ou sangrará e, provavelmente, ocorrerá um ataque também.

  4. Lesões exigem a mesma ação, com a necessidade adicional de aplicação de um antisséptico e talvez um curativo. Certifique-se e entre em contato com um veterinário antes de tentar fazer um curativo no gato. É incrivelmente difícil prender uma atadura e você pode precisar de ajuda profissional.

  5. Se você encontrar vidro, lascas, ou outros materiais estranhos - talvez tenha que removê-los com pinças, e depois continuar com o tratamento de feridas normal. Geralmente, os gatos vão manter suas patas bastante limpas, mas em indivíduos debilitados ou idosos, ou de raças com pelos excepcionalmente longos entre os dedos, é necessário checá-las. Uma vez por mês é suficiente, a menos que você esteja percebendo o animal mancar ou deixar rastros no chão de terra, fezes ou sangue.

Dicas

  • Pegue todas as ferramentas e materiais antes de você pegar o gato.

Aviso

  • Informe sempre o seu veterinário se o seu gato tem uma lesão.

O que você precisa

  • Cortadores de unhas de gatos
  • Pano limpo e úmido
  • Luvas
  • Toalha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article