Como cuidar de um rottweiler adulto

Escrito por sadie may | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um rottweiler adulto
Rottweilers adultos são inteligentes e leais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você está procurando por um cão de companhia seguro, inteligente e belo, um rottweiler adulto é uma excelente escolha. Essa antiga raça de cães que, em determinado momento, acompanhou soldados romanos pela Europa, tem uma expectativa de vida de 10 a 12 anos. É importante cuidar apropriadamente de um rottweiler adulto para garantir que o cão tenha uma vida longa e feliz.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Comida para cães
  • Bacias para água e comida
  • Coleira
  • Brinquedos para cães
  • Escova de borracha para cães
  • Cortador de unha para cães
  • Bolas de algodão
  • Solução para limpeza de ouvidos de cães

Lista completaMinimizar

Instruções

    O que você deve fazer

  1. 1

    Alimente seu rottweiler com uma dieta adequada. Ao atingir a maturidade, rottweilers machos podem pesar 50 kg, enquanto as fêmeas chegam a 43 kg. Um problema comum com rottweilers é quando eles comem excessivamente; um ganho de peso excessivo pode causar dores nos ombros e quadris, e romper ligamentos dos joelhos. Os alimentos comercializados disponíveis para cães são bons para alimentar um rottweiler, embora algumas pessoas prefiram alimentá-los com dietas de alimentos crus. Seja qual for o tipo de alimento que você dê ao seu cão, o segredo é garantir que a quantidade adequada seja dada de acordo com a idade e nível de atividade do animal. Não deixe a comida na bacia o dia inteiro; ao invés disso, dê ao seu cão uma grande refeição uma vez ao dia, ou pequenas refeições duas vezes ao dia.

  2. 2

    Cuide do seu rottweiler regularmente. Os rottweilers têm pelos curtos, mas também têm o couro espesso e podem soltar pelos dentro de casa se não forem escovados diariamente. Faça no mínimo uma escovação por semana com uma escova de borracha. Use uma bola de algodão embebida em solução para limpar orelhas, peróxido ou álcool para higienizar as orelhas do animal; elas são suscetíveis a infecções de fungos. Esses cães só precisam tomar banho uma vez por mês, ou menos. Corte as unhas do seu cão mensalmente com um cortador apropriado, pois unhas longas podem enroscar nas coisas e provocar ferimentos nos dedos ou articulações dele. Se você precisar de ajuda, pet shops e consultórios veterinários costumam oferecer corte de unhas por uma taxa nominal.

    Como cuidar de um rottweiler adulto
    Escove os pelos do seu rottweiler com frequência para reduzir a perda de pelos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. 3

    Treine o rottweiler para obedecer comandos básicos, pois rottweilers são cães grandes e poderosos, e é essencial que eles recebam treinamento de obediência. O treinamento é mais fácil quando o cão ainda é um filhote, porém, cães adultos também podem se beneficiar com os treinamentos para comandos básicos e para andar com coleira. Os rottweilers são cães inteligentes, e uma vez que se ligam intimamente com seus donos, se sentem ansiosos para agradá-los. Se você não tem experiência com treinamento de cães, muitos pet shops, clubes de cães e treinadores privados oferecem as aulas por um certo preço. Rottweilers adultos também devem se socializar. Leve seu cão para conhecer pessoas novas e para ser exposto a diferentes situações. Ele deve aprender a agir calmamente em todas elas, e não ser agressivo ou sentir medo.

  4. 4

    Vacine seu rottweiler e faça exames anualmente. Trate o cão para evitar pulgas e vermes internos caso tais pestes se tornem um problema. É uma boa ideia administrar medicamentos preventivos para esses parasitas mensalmente. Vacinas antirrábicas são exigidas por lei, e outros tipos de vacina também devem ser aplicados para evitar a disseminação de doenças se você costuma viajar com seu cão ou expô-lo regularmente a outros cães. Exames anuais vão estabilizar um relacionamento com seu veterinário e ajudá-lo a monitorar a saúde do cão para que mudanças físicas ou outros problemas possam ser reconhecidos precocemente e tratados.

  5. 5

    Exercite seu cão todos os dias, pois os rottweilers são animais ativos. Às vezes eles parecem felizes em casa, mas eles ficam realmente felizes quando saem para queimar suas energias. Os exercícios também vão estimulá-lo mentalmente e evitar comportamentos problemáticos, como mastigar as coisas ou fazer buracos no chão para se livrar do tédio. Os exercícios previnem ganho de peso e fortalecem os ossos e os músculos. Leve seu cão para passear em um parque ou pelo bairro, certificando-se de que ele esteja preso à coleira para sua própria segurança. Dê brinquedos ao seu cão tanto dentro quanto fora de casa. Rottweilers podem ser treinados para participar em várias atividades competitivas e úteis, incluindo agilidade, transporte, acompanhamento e pastoreio. Eles também são úteis como cães de terapia em ambientes médicos.

Dicas & Advertências

  • Os rottweilers são mais suscetíveis a certas doenças caninas. Os mais jovens podem adquirir parvovirose, que é uma doença fatal. Outras enfermidades e anomalias genéticas que afetam os rottweilers adultos são a estenose aórtica, uma obstrução do sangue que sai do coração, e a displasia do quadril e cotovelo, malformações hereditárias das articulações que podem prejudicar o cão.
  • Com treinamento apropriado, os rottweilers podem se tornar animais de estimação amáveis para crianças e adultos. Porém, eles têm uma reputação de agressividade. Rotulado como uma "raça intimidadora", os rottweilers são frequentemente banidos em algumas comunidades, condomínios e parques para cães. Companhias de seguros, às vezes, não asseguram casas que tenham rottweilers. Verifique com seu síndico e corretor de seguros antes de obter um rottweiler como animal de estimação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível