Mais
×

Como cultivar um bonsai a partir de uma semente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os Bonsais são essencialmente versões anãs ou miniaturas de grandes árvores, podadas e condicionadas para crescer nessa maneira. O termo "semente de bonsai" é um termo enganador, pois as árvores de bonsai crescem a partir de sementes de árvores normais. Variedades comuns adequadas para o crescimento de bonsai incluem sementes de faia, lariço, carvalho, pinheiro negro e pinheiro escocês, assim como uma variedade de outras espécies de árvores. Cultivar um bonsai a partir de uma semente envolve o mesmo processo que o de qualquer outra árvore.

Instruções

Os Bonsais são essencialmente versões anãs ou miniaturas de grandes árvores, podadas e condicionadas para crescer nessa maneira (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Use sementes frescas que tenham amadurecido na safra anterior, e germine-as no início da primavera para que a árvore tenha tempo de crescer e se fortalecer ao longo de um ciclo de crescimento normal. Coloque a semente em uma sacola plástica contendo uma toalha de papel úmida longe da luz por, aproximadamente, uma semana ou duas para germinar.

  2. Plante as sementes após brotarem no solo úmido, cerca de 5 cm de profundidade em um pequeno vaso. Use um vaso de terracota com um diâmetro adequado para o crescimento desejado de seu Bonsai. Coloque um forro de plástico no vaso antes de colocar a terra. Isso ajudará quando você precisar podar as raízes para manter sua árvore de bonsai pequenas e na forma desejada.

  3. Pode os ramos e as raízes de seu bonsai após cerca deu um ano de crescimento. A taxa de crescimento da semente para árvore varia muito entre as espécies. Pode levar muitos meses antes das árvores produzirem quaisquer galhos. Mantenha a altura da árvore podada em seu tamanho desejado através do primeiro ano de crescimento. Espere os galhos brotarem e produzirem folhas antes de podá-los.

  4. Pode os galhos durante o crescimento da árvore logo abaixo dos nós, se você deseja galhos longos e ramificados. A medida que as ramificações cresçam, dobre e amarre a árvore usando um barbante ou cipó na forma desejada. Amarre os galhos frouxamente contra um galho mais forte ou contra o tronco, e desamarre-os após tomarem a nova forma e direção desejada. Isso ocorrerá normalmente após três ou quatro meses. Apenas corte 5 cm ou menos a cada mês.

  5. Pode as raízes assim que elas começarem a se sobressair da terra perto da parte inferior e dos lados do diâmetro do vaso, e mantenha-as assim através da vida da árvore. Se você desejar, deixe a planta crescer em um diâmetro maior, transplante-a para uma vaso maior e permita que as raízes cresçam no diâmetro do vaso.

Dicas

  • Armazene as sementes no refrigerador durante o inverno para plantá-las posteriormente.
  • Mergulhe as sementes na água por 48 horas antes da germinação, se as sementes tiverem cascas duras ou não tiverem amadurecido durante a temporada normal de crescimento.

O que você precisa

  • Sementes de árvores
  • Sacola plástica
  • Toalha de papel
  • Pequeno vaso de terracota
  • Adubo
  • Forro de plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article