Mais
×

Como cultivar uma coroa-de-cristo

Atualizado em 20 julho, 2017

A coroa-de-cristo (euphorbia milii) é criada para ornamentar áreas externas em regiões de clima quente, tropical ou dentro de casa em lugares mais frios. Seu nome envolve a lenda de que a coroa usada na crucificação de Jesus era feita por ramos espinhosos desta planta. Essa planta que se parece um cacto é da família dos eufórbios e é nativa de Madagascar. Ela tem troncos densos, barbatos e suas pequenas flores nascem em amarelo brilhante, laranja, rosa ou vermelho. A coroa-de-cristo pode ser facilmente propagada com alguns cortes retirados da planta original.

Instruções

Flores da coroa-de-cristo (Beauty Among Thorns image by Claudio's Pics from Fotolia.com)
  1. Escolha um ramo sadio com folhas amplas de uma coroa-de-cristo.

  2. Corte um segmento do galho de 7 a 10 centímetros ao longo do tronco num ângulo de 45 graus com a tesoura de poda. Não se esqueça de usar as luvas para proteger as mãos dos espinhos e da seiva.

  3. Coloque o corte da coroa-de-cristo em um copo com água morna imediatamente após cortá-las. Deixe-o de molho até que a seiva pare de sair.

  4. Remova o ramo da água e mergulhe-o em hormônio de enraizamento em pó. Cubra-os até um pouco acima da parte que vai ficar enterrada. Deixe-o no pó por 24 horas.

  5. Encha o vaso com a terra comprada, deixando de 2 a 5 centímetros sem terra. Molhe o solo e deixe que o excesso drene no prato do vaso ou na pia.

  6. Depois de 24 horas, faça um buraco com as mãos na terra preparada, com a profundidade que deseja plantar a muda. Remova-a do hormônio para raiz e coloque-a no buraco. Tampe o solo ao redor da planta com sua mão para remover bolsões de ar.

  7. Ponha o talo plantado em um local com pelo menos 21 graus Celsius. Ele se adaptará melhor se ficar longe dos raios solares diretos.

  8. Molhe a muda sempre que o solo estiver seco, retirando também toda água em excesso do prato do vaso.

Aviso

  • Todas as partes das plantas coroa-de-cristo contém uma seiva que é venenosa aos humanos e animais, principalmente quando ingerida. Use luvas quando remover os talos, plantar ou podar a planta para prevenir que a seiva toque sua pele. Lave suas mãos com água morna e sabão sempre que entrar em contato com as plantas sem luvas adequadas.

O que você precisa

  • Luvas de jardim
  • Tesouras de poda
  • Copo de água morna
  • Hormônio de enraizamento em pó
  • Terra para vasos (areia / turfa / perlite)
  • Vaso com furos de drenagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article