on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cultivar gengibre para culinária e decoração

Atualizado em 21 novembro, 2016

O gengibre é um ingrediente essencial na comida asiática, sendo tempero para sushi e o sabor principal do refrigerante de gengibre (ginger ale). Esse ingrediente é antibacteriano, além de aliviar o estômago. Já o gengibre ornamental é espetacular, com flores altas e perfumadas. Seja qual for, o gengibre é de fácil cultivo em vasos. O que é chamado de raiz é na verdade um caule subterrâneo chamado de rizoma. O gengibre é normalmente disponível em supermercados, lojas de comidas asiáticas e centros de jardinagem, onde também é possível adquirir mudas dessa planta.

Instruções

O que é chamado de raiz é na verdade um caule subterrâneo amplamente usado na comida asiática (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Preparação

  1. Escolha um rizoma grosso e grande, com vários brotos verdes que parecem pequenos chifres na extremidade do rizoma. Esses são mais frescos durante a primavera, quando o gengibre começa a crescer.

    Loading...
  2. Corte um pedaço de 5 cm do broto verde. Coloque palitos de dente em ambos os lados e suspenda-o sobre um copo.

  3. Encha o copo até que água cubra 1/3 do rizoma.

  4. Remova-o quando as raízes aparecerem e estiverem com cerca de 2,5 cm de comprimento.

    Plantio

  1. Plante os rizomas no fim do inverno ou início da primavera. Em climas temperados, plante-os em vasos e coloque-os em janelas com face leste ou norte.

  2. Use vasos duas vezes maiores que o gengibre. Encha-os com uma parte de composto e uma parte de solo arenoso para garantir uma boa drenagem.

  3. Umedeça o solo e enterre o rizoma logo abaixo da superfície, com os brotos virados para cima.

  4. Use um vaso com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade se estiver plantando vários rizomas. O gengibre cresce lentamente, a não ser que seja retirado, e as raízes gostam de se enrolar. O gengibre ornamental cresce até 90 cm de altura.

  5. Quando a temperatura subir, leve o gengibre para o ar livre, em um local com sombra parcial e proteção contra o vento. Leve-o para dentro nos meses de inverno. As folhas morrerão, mas mantenha o solo ligeiramente seco e fresco em um local com sombra e ele deverá voltar a crescer na primavera.

    Rega

  1. Plante o gengibre em um solo com boa drenagem e bastante matéria orgânica. Isso manterá o solo úmido, mas não encharcado.

  2. Espalhe uma camada de 5 cm de cobertura, como musgo, na superfície do solo para segurar a umidade em climas secos.

  3. Regue apenas quando o solo secar. A rega excessiva lava os nutrientes que as plantas precisam.

  4. Pare de regar quando as folhas começarem a cair no final do verão ou início do outono para encorajar crescimento de novos rizomas.

    Colheita

  1. Colha o gengibre culinário quando todas as folhas tiverem caído.

  2. Deixe a raiz amadurecer por 8 a 10 meses antes de colher. As raízes podem ser colhidas até 4 meses após o plantio, mas o gengibre verde não terá desenvolvido o sabor por completo.

  3. Desenterre a planta e quebre-a em pedaços. Mantenha os melhores para o plantio. Congele o resto para usar na cozinha ou para fins medicinais.

  4. Deixe o gengibre se estabelecer durante o primeiro ano e comece a colher a partir do segundo, para conseguir o melhor sabor possível.

  5. Não mexa no gengibre decorativo ou colha cuidadosamente poucos rizomas. As flores devem começar a aparecer no segundo ano.

    O gengibre ornamental tem flores duradouras e perfumadas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Rizomas de gengibre
  • Vaso
  • Água
  • Faca

Referências

Loading ...
Loading ...