Substitutos para o vinagre de arroz

Escrito por meredith burgio | Traduzido por andré pasqualotto
Substitutos para o vinagre de arroz
O vinagre de arroz é vendido em duas formas, que utilizam como base o vinho tinto e branco (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O vinagre de vinho de arroz é um produto de sabor picante, disponível nas variedades tinto e branco; este vinagre é mais brando do que variedades balsâmicas e feitas com xerez. O vinagre de arroz pode ser utilizado como tempero ou componente de molhos para saladas; ao substituir o vinagre de arroz por outros tipos, procure encontrar uma variedade picante e doce tal qual o próprio.

Vinagre de maçã

O vinagre de cidra de maçã possui um sabor doce e picante, sendo a primeira qualidade apropriada para o tempero de saladas ou de uma marinada. No entanto, o vinagre de maçã não é tão doce quanto o vinagre de arroz, e portanto talvez seja necessário adicionar mel ou açúcar ao vinagre. Considere misturar vinagre de maçã com um vinho tinto à escolha para substituir o vinagre de arroz como tempero para salada.

Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é mais doce do que o de arroz. Utilize-o ao marinar carnes ou vegetais. O sabor frutífero do vinagre balsâmico também permite fazer xaropes para mergulhar frutas. Se o vinagre for muito doce, adicione vinagre de álcool para reduzir o teor de açúcar.

Vinagre de Xerez

O vinagre de Xerez é um produto do sul da Espanha, sendo utilizado para a produção de vinho xerez, característico por seu gosto azedo, porém doce. Utilize-o no preparo de molhos, marinadas ou para temperar saladas. Esta variedade harmoniza muito vem com bife ou pato ao invés de frango ou cordeiro. O vinagre de Xerez pode ser uma base de molho ou pode também ser adicionado à um molho pronto para um gosto mais ocre.

Vinagre de vinho branco

O vinagre de vinho branco pode ser mais azedo do que o vinagre de arroz. Para abrandar a intensidade do produto, misture uma parte de água em 3 partes de vinagre antes de utilizá-lo. Use o vinagre de vinho branco em receitas de sopas, molhos ou vinagretes. Além disso, esta variedade pode ser misturada com ervas ou frutas para produzir o seu próprio vinagre.