Mais
×

Como cultivar rosas-do-deserto a partir de sementes

Atualizado em 17 abril, 2017

Adenium Obesum, mais comumente conhecida como Rosa-do-Deserto, Lírio-Impala e falsa-Azaleia, é uma planta indígena suculenta do leste da África. No seu ambiente natural, pode medir de 1,80 até 3,65 m de altura e, quando cultivada como planta doméstica, geralmente alcança somente de 25 a 30 cm de altura. A Adenium Obesum possui flores de 5 cm de largura, com cores que podem variar de tons de vermelho, rosa, bi-colores e branco. Ela prospera em ambientes bem iluminados, quentes e com doses regulares de fertilizante.

Instruções

Adenium Obesum (desert rose image by SSGuess from Fotolia.com)
  1. Encha uma bandeja até o topo com composto de alta qualidade para germinação. Como alternativa, faça sua própria terra misturando partes iguais de areia grossa, musgo de turfa e composto para vasos.

  2. Compacte os substratos na bandeja com as costas da colher, um pequeno pedaço de madeira ou com a base de um vaso.

  3. Umedeça o substrato na bandeja de germinação até que esteja úmido ao toque. Remova os tufos de cada uma das sementes, se houver.

  4. Coloque cada semente sobre a superfície do substrato de forma que haja de duas a três sementes a cada 2,5 cm. Deixe as sementes firmes ao empurrá-las no solo com os dedos.

  5. Cubra as sementes de Rosa-do-Deserto com não mais do que 9 mm de substrato e misture a parte superior do solo completamente.

  6. Transfira a bandeja de germinação para um local quente (acima de 13º C), bem iluminado e dentro de casa, onde receba de 8 a 10 horas de luz solar diariamente. Borrife água no substrato para mantê-lo úmido, mas não ensopado. A germinação dessas sementes começa entre 7 e 10 dias.

  7. Prepare-se para transplantar as mudas quando tiverem aproximadamente seis folhas verdadeiras e tenham, no mínimo, um mês de idade.

  8. Misture um composto para vasos de boa qualidade com cerca de 1/3 a 1/2 da mesma quantia de perlite, cascalho pequeno ou areia grossa. Coloque a mistura em vasos individuais de 10 a 13 cm cada e cerca de 2/3 cheios.

  9. Retire as mudas da bandeja de germinação com uma colher e coloque-as nos vasos, cuidadosamente, para não plantá-las muito para baixo. As mudas precisam ser plantadas na mesma profundidade em que estiverem crescendo.

  10. Prepare o composto dos vasos para encher cada vaso. Transfira as mudas novamente para uma área quente e bem iluminada da casa.

Aviso

  • Sempre utilize luvas quando manusear a Adenium Obesum pois, de acordo com a Universidade de Wisconsin, sua seiva é altamente tóxica.

O que você precisa

  • Sementes de Adenium Obesum
  • Bandeja ou vasos de germinação
  • Substratos
  • Colher
  • Garrafa de spray
  • Composto para vasos
  • Vasos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article