Tempo de cura para um ombro deslocado

Escrito por adam cloe | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tempo de cura para um ombro deslocado
O ombro é um tipo de articulação conhecida como "bola e soquete" (Creatas/Creatas/Getty Images)

O ombro é um tipo de articulação conhecida como "bola e soquete". Isso significa que a cabeça do úmero (o osso na parte superior do braço) se encaixa em um pequeno copo de fluido feito de cartilagem, conhecido como o labrum. Isso permite apoio ao úmero e produz uma gama completa de movimento na articulação do ombro. No entanto, em um deslocamento de ombro, o úmero sai de seu encaixe, resultando em dor e uma relativa incapacidade de movimentação braço.

Outras pessoas estão lendo

Tipo de ombros deslocados

Existem dois tipos principais de ombros deslocados. Um deslocamento anterior ocorre quando a cabeça do úmero for empurrada para fora da articulação do ombro para o lado anterior (a frente) do corpo. Ele pode ser provocado por uma queda sobre uma mão, ou por trauma na parte de trás do ombro. Um deslocamento posterior, que é menos comum, ocorre geralmente devido a um golpe súbito na frente do ombro. Em geral, deslocamentos anteriores cicatrizam mais rapidamente do que os posteriores.

Tratamento e cronologia

A fase inicial do tratamento é empurrar a cabeça do úmero de volta para a articulação do ombro. Isso é mais facilmente feito imediatamente após o deslocamento, visto que depois de 30 minutos ou mais a articulação torna-se inchada e dura. Se isso acontecer, medicamentos para dor ou relaxantes musculares injetáveis podem ser necessários para encaixar a articulação no seu lugar. Em seguida, o médico colocará o braço machucado em uma tipoia que irá imobilizar a articulação. A tipoia deve ser usada por duas ou três semanas. Depois disso, será prescrita uma fisioterapia para continuar o processo de cicatrização.

Complicações que podem atrasar o tempo de cura

Existem duas principais complicações as quais um médico irá procurar. A primeira e mais preocupante é qualquer formigamento, dormência ou perda de sensibilidade no braço. Isso poderia indicar um nervo danificado ou cortado. Se esse for o caso, pode ser necessária uma cirurgia para reparar o nervo e evitar a perda permanente de sensibilidade. Uma outra complicação é a fratura do úmero, que pode ser devido ao trauma de ter a cabeça arrancada da articulação do ombro. Isso pode ser diagnosticado com um raio-X. Um úmero fraturado aumentará o tempo de cura e pode necessitar de cirurgia ortopédica.

Tempo de cura total

Em geral, um ombro deslocado está totalmente curado dentro de quatro a 12 semanas. O tempo exato de recuperação depende de uma série de fatores. Esses incluem a quantidade de dano estrutural para os músculos no momento do deslocamento, a idade do paciente (pacientes jovens saram mais rapidamente), e o regime de fisioterapia. Assim que o processo de cicatrização estiver concluído, o paciente terá uma recuperação completa de movimentos. No entanto, algumas atividades, tais como torques bruscos no ombro, ainda causarão dor por até um ano.

Importância da fisioterapia

O principal objetivo da fisioterapia é fortalecer os músculos do ombro. O fortalecimento tem duas finalidades. Primeiramente, ele trabalha para ajudar a fortalecer os músculos que foram danificados devido à luxação e ajuda a restaurar a força do ombro. A outra função do fortalecimento desses músculos é ajudar a manter a articulação do ombro intacta no futuro. O não cumprimento da fisioterapia pode deixar os músculos apoiadores fragilizados. Isso diminuirá a estabilidade do ombro, levando a um maior risco de deslocamento e outros danos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível