Saúde

Curas para periodontite

Escrito por kevin rail | Traduzido por milton acevedo
Curas para periodontite

Exame da situação

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Quando o cuidado com dentes é negligenciado, uma condição chamada periodontite pode se desenvolver. Esta caracteriza-se pela destruição dos ossos e tecidos moles da boca. Com o tempo, esta condição pode causar graves danos aos dentes e até mesmo levar à sua perda. A periodontite pode afetar mais do que apenas os dentes. Na pior situação, pode aumentar os riscos de derrames e doenças cardíacas. No entanto, existem várias maneiras de curar essa doença.

Outras pessoas estão lendo

Remoção

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A principal razão para acontecer a periodontite é um acúmulo de bactérias e tártaro nos dentes e gengivas. Se esta bactéria não estiver nessas condições, então a doença não acontece. Uma maneira de curar a periodontite é através de um processo chamado de escala. Neste procedimento, o tártaro sob as gengivas e dentes é removido. Alisamento radicular é outro procedimento que é frequentemente utilizado. Neste procedimento, as raízes dos dentes são aplanadas e alisadas. Isso ajudará a evitar qualquer futuro acúmulo de tártaro e placa bacteriana.

Antibióticos

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Sempre que algum germe provoca uma infecção no organismo, antibióticos são usados ​​para detê-lo. Quando houver infecção nas gengivas causadas por periodontite estes também devem ser utilizados. Alguns exemplos de antibióticos utilizados para tratar incluem a doxiciclina, minociclina e moxifloxacina. Existem também alguns antibióticos que são administrados para as gengivas, através de aplicação tópica. Algumas delas incluem actisite, Atridox, elyzol e aresin.

Cirurgia

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Existe um procedimento cirúrgico, que também é feito para curar a periodontite. Ele é chamado de redução de bolsa periodontal ou retalho periodontal. Neste procedimento, há pequenas incisões feitas nos lados das gengivas. A pele por cima das gengivas então é levantada, o que fará com que as raízes fiquem mais acessíveis para a limpeza de placas e bactérias. Muitas vezes os ossos na gengiva já estão deteriorados, estes então são redesenhados enquanto estão expostos.

Enxerto

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Quando os ossos sob as gengivas chegam ao ponto de estarem gravemente deteriorados, os dentes podem acabar caindo. Uma maneira de parar ou reverter esse acontecimento é um processo chamado de enxerto ósseo. Quando isso é feito, pequenos fragmentos de osso são coletados a partir de um doador ou do próprio corpo do paciente e estes são enxertados nos dentes de sua boca. Funciona como uma plataforma para manter os dentes existentes no local e também ajudar a promover o crescimento de novos ossos.

Substituição da gengiva

Quando a periodontite se espalha pela gengiva acabam retrocedendo-a até o comprimento dos dentes, o que faz com que eles pareçam longos. Quando isso acontece, o tecido existente pode ser tirado de um lugar da boca e transplantado para um local onde está acontecendo essa recessão gengival. Esse tecido é normalmente tirado do palato, que é a parte superior da boca e algumas vezes o tecido utilizado é de doadores. Depois que o procedimento é efetuado, a aparência dos dentes fica normal e a sensibilidade para as áreas afetadas fica reduzida.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media