Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por mari mieko
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios
Aves, mamíferos, répteis e anfíbios são categorias de vertebrados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os alunos da quarta série aprendem sobre as diferentes classificações de animais vertebrados, incluindo aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Eles aprendem que a maioria dos mamíferos nasce diretamente do corpo da mãe, a maioria das aves voa, os répteis têm escamas por todo o corpo e os anfíbios podem respirar em terra e na água. Entretanto, há muitas outras curiosidades sobre animais vertebrados que os professores podem não ter tempo de contar na escola.

Outras pessoas estão lendo

Aves

As crianças podem pensar que as asas são a diferença entre as aves e outros animais, mas os alunos da quarta série aprendem de outra forma, afinal, insetos e morcegos têm asas também! A diferença entre as aves e todas as outras criaturas está realmente nas suas penas. Não importa se o animal pode voar; se ele tem penas, é uma ave. Alunos da quarta série também aprendem que as aves podem prender seus poleiros com as garras, mesmo enquanto estão dormindo, e que não são os únicos animais com bicos, embora todas elas tenham. Não existe tal coisa como uma ave com dentes.

Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios
Todas as aves têm penas e nenhuma tem dentes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Mamíferos

Alunos da quarta série aprendem que os mamíferos vivem em todos os tipos de ambientes (debaixo da terra, no ar, na água e em terra) e que todos eles têm pelos, até mesmo as baleias e os golfinhos. Quase todos possuem sete ossos no pescoço, não importa quão longo ele seja. Tanto um rato quanto uma girafa, por exemplo, têm pescoços com sete ossos. Existem apenas cerca de 4.000 espécies de mamíferos, o que não é muito em comparação com os 800 mil tipos de insetos que há no mundo.

Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios
Os seres humanos são os únicos mamíferos que caminham principalmente sobre duas pernas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Répteis

Alunos da quarta série também aprendem que os répteis são animais de sangue frio, ou seja, o sangue deles esquenta e esfria baseado na temperatura do ambiente. Alguns répteis têm habilidades de sobrevivência incomuns. Algumas espécies de lagartos, por exemplo, têm caudas que saem quando um predador os pega. O lagarto foge e, em seguida, cresce uma nova cauda. Já os camaleões, um tipo de lagarto, podem mudar de cor para combinar com seus arredores. Enquanto isso, as serpentes podem engolir animais que são mais largos do que suas próprias cabeças.

Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios
Os camaleões camuflam-se para imitar o ambiente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Anfíbios

Alunos da quarta série aprendem que os anfíbios são animais de sangue frio, assim como os répteis. Todos eles nascem na água e, quando são bebês, são semelhantes aos peixes. Eles têm caudas para nadar e respiram através de brânquias. Quando ficam mais velhos eles desenvolvem pernas e pulmões para que possam sobreviver em terra. Alguns deles também perdem suas caudas. Os anfíbios usam vários órgãos diferentes para respirar, incluindo brânquias, pulmões, a pele e o revestimento em suas bocas. Eles vivem duas fases na vida, na água e em terra, e é por isso que são chamados de "anfíbios", palavra que vem do grego e significa "duas vidas".

Curiosidades da 4ª série sobre aves, mamíferos, répteis e anfíbios
Os girinos perdem suas caudas e desenvolvem pernas quando saem da água (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível