Curiosidades sobre a minhoca-da-terra

Escrito por justin beach | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curiosidades sobre a minhoca-da-terra
As minhocas são comumente usadas como iscas e para jardinagem e compostagem (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A minhoca-da-terra, também conhecida pelo nome científico Lumbricus terrestris, normalmente é dividida em três categorias: europeia, africana e canadense. No entanto, isso não é muito preciso, pois essas minhocas foram introduzidas no Canadá a partir da variedade europeia. Atualmente elas habitam a maior parte do hemisfério norte e podem medir até 25 cm de comprimento.

Outras pessoas estão lendo

Biologia

O corpo de uma minhoca-da-terra é basicamente um tubo, com um longo aparelho digestivo. Ela tem um cérebro e um coração, que se encontram na extremidade da cabeça, mas não possui olhos e ouvidos. Há pouco para ver ou ouvir no subsolo, porém, para compensar isso, a minhoca-da-terra tem células sensíveis à luz ao longo de seu corpo e pode sentir as vibrações no solo. Ela também não possui pulmões, mas absorve oxigênio através da pele, alcançando a corrente sanguínea. Se uma minhoca ficar seca, ela morrerá asfixiada.

Movimentação

A minhoca-da-terra movimenta-se através do processo de contração peristáltica. Ela pode expandir e contrair os segmentos cheios de fluidos que compõem seus corpos. Primeiro, a minhoca expande esses anéis para ancorar-se nos túneis estreitos em que transita. Em seguida, ela alonga os segmentos da extremidade dianteira, que indicam a direção em que a minhoca movimenta-se, para a frente ou para trás, e não corresponde necessariamente à cabeça. Com os segmentos alongados na direção que ela quer ir, a minhoca contrai os segmentos ancorados, empurrando a extremidade dianteira para a frente e arrastando o restante do corpo.

Ciclo de vida

As minhocas-da-terra apresentam órgãos sexuais masculino e feminino simultaneamente, mas ainda precisam se acasalar com outras para a reprodução. Para isso, as minhocas se posicionam próximas entre si e transferem o esperma de uma para a outra e, em seguida, ambas produzem ovos em forma de cápsulas. Uma minhoca pode botar ovos várias vezes por ano, mas as temporadas de acasalamento ocorrem em épocas de chuva, quando os níveis de umidade estão mais elevados. Cada minhoca-da-terra pode gerar de dez a 15 filhotes por ano, que vivem até dez anos.

Alimentação

A minhoca-da-terra come enquanto se move, ingerindo matéria orgânica -- e solo contendo matéria orgânica -- e, então, distribui o alimento para todo o corpo. O seu sistema digestivo longo remove nutrientes à medida que a matéria é distribuída, até que os resíduos são excretados ​​através da outra extremidade. Os ambientes frios e úmidos atraem as minhocas. À noite, elas se movem perto da superfície do solo, onde há mais nutrientes, mas durante o dia voltam para as tocas para se protegerem do calor. As minhocas chegam a sair da terra depois de uma chuva, embora a razão para esse comportamento seja incerta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível