Mais
×

Curiosidades sobre a taiga

A taiga é um ecossistema, ou bioma, que tem participação significante no Canadá e regiões do norte da Ásia e Europa. A taiga é o maior bioma do mundo e compreende principalmente árvores coníferas, que são feitas de agulhas e ficam verdes o ano todo. O bioma taiga é também conhecido como floresta boreal.

O vasto bioma taiga abrange três continentes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Temperatura

A taiga tem clima muito frio, com temperaturas de inverno chegando a -54°C. As temperaturas no verão chegam a 21°C. Na média, a taiga tem de 30 a 84 cm de precipitação ao ano. Apesar das temperaturas frias, é incomum nevar, e a maior parte da precipitação vem em forma de chuva durante os verões úmidos. Os ecossistemas da taiga são encontrados em locais ao norte, onde a inclinação da Terra garante longas noites e dias curtos no inverno.

Árvores e plantas

As áreas de taiga são compostas principalmente de árvores perenes. Estas árvores desenvolveram diversos métodos para superar o clima extremo do norte. As árvores perenes têm agulhas ao invés de folhas, o que ajuda a mantê-las quentes no inverno. Queimadas são comuns na taiga, e as árvores coníferas desenvolveram troncos grossos resistentes ao fogo. A maioria das outras plantas tem dificuldade para sobreviver nestas condições, mas musgos e líquens prosperam.

Animais

Os animais que vivem na tundra evoluíram para superar, ou evitar, as duras condições do inverno. Alguns, como os ursos cinzentos, passam o outono comendo enormes quantidades de comida para se prepararem para hibernar durante os longos invernos. Outros animais, como o lince e a raposa vermelha, são adeptos da caçada dos habitats escondidos dos roedores. A maioria destes animais tem grossas camadas de pele que os protegem do frio. No verão, insetos infestam a taiga, e os pássaros, inclusive a águia careca, migram para o norte para o banquete.

Outros fatos

As frias temperaturas anuais significam que o material orgânico se decompõe muito devagar na taiga. Materiais de plantas mortas cobrem o solo, dando a ele uma textura esponjosa. Isto também torna o solo pobre em nutrientes. As florestas boreais tendem a ser muito escuras, pois as copas densas permitem que muito poca luz atinja o solo. Em algumas partes do mundo, a exploração de madeira tem posto este bioma e suas plantas e animais em risco.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article