Carreira e dinheiro

Como fazer um currículo para um aluno do ensino médio

Escrito por renee kristi | Traduzido por ellen zanelato
Como fazer um currículo para um aluno do ensino médio

Estudantes podem e devem trabalhar

student image by dinostock from Fotolia.com

Ter um emprego enquanto cursa o ensino médio dá ao jovem uma boa noção da realidade financeira de uma pessoa. Entretanto, encontrar um emprego pode ser um pouco difícil devido à falta de experiência que pode desestimular alguns empregadores. Como resultado, os estudantes do ensino médio podem ter que fazer um esforço extra para conseguir um emprego. Se você for um estudante se preparando para se candidatar a uma vaga, enviar um currículo é uma forma de destacar sua candidatura. Você provavelmente acha que apenas pessoas com anos e anos de trabalho e experiência educacional fazem currículos; porém você não necessita uma longa carreira para escrever um currículo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Computador ou máquina de escrever

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece com um cabeçalho no topo, bem no centro do currículo. Escreva seu nome completo na primeira linha com letras em caixa alta e negrito. Escreva seu endereço completo na segunda. Escreva sua cidade, estado, CEP na terceira linha seguido pelo endereço de e-mail na quarta linha. Coloque também seu número de telefone, incluindo código de área na última linha do cabeçalho.

  2. 2

    Escreva a palavra "objetivo" em negrito e caixa alta. Digite seu propósito logo abaixo do título. Os títulos geralmente comunicam as habilidades e experiência que você deseja obter dessa oportunidade.

  3. 3

    Pule uma linha e digite a palavra "educação" em negrito e caixa alta. Escreva o nome completo de sua instituição de ensino bem abaixo. Digite as palavras "Previsão de formatura" seguida de dois pontos. Escreva o mês e ano nos quais espera se formar. Escreva o nome completo do mês e digite todos os números do ano; não abrevie. Digite as palavras "média de notas" seguidas pela sua média de notas.

  4. 4

    Entitule a próxima seção como "experiência" em negrito e caixa alta. Comece na linha seguinte e digite qualquer experiência empregatícia que você tenha tido que se relacione com a vaga. Isso inclui oportunidades de trabalho assim como estágios, organizações educacionais e trabalho voluntário. Digite o título da vaga com letras em negrito, colocando em caixa alta a primeira letra de cada palavra. Coloque uma vírgula atrás do título e digite o nome da empresa ou organização utilizando o mesmo formato. Vá para a próxima linha e digite o dia e mês que começou neste trabalho, seguido por um hífen e o dia e mês que parou de trabalhar. Se você está neste emprego atualmente, escreva "presente" no lugar de uma data. Pule uma linha e liste as atividades que desempenhava. Useesquema de tópicos e coloque uma atividade por ponto. Repita este modelo para cada posição que deseje adicionar ao currículo. Liste as posições em ordem cronológica começando com o emprego mais recente. Inclua somente empregos relacionados à vaga que está buscando.

  5. 5

    Comece a próxima seção escrevendo "estudos relevantes do ensino médio" em negrito e caixa alta. Vá para a próxima linha e liste as aulas ou matérias que você tem estudado que se relacionem com a vaga para qual está se candidatando. Use ponto e vírgula para separar cada matéria.

  6. 6

    Entitule a seção final como "honras, prêmios e participações" em negrito e caixa alta. Pule outra linha e comece uma lista pontuada. Liste os prêmios e honras que recebeu, assim como participações acadêmicas próximas a cada ponto. Escreva o título da honra, prêmio ou participação em negrito seguido por sua afiliação, uma vírgula e a data na qual o ganhou.

Dicas & Advertências

  • Só inclua informações relevantes para a vaga que está se candidatando. Isso significa que você precisa escrever um currículo para cada vaga.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media