Currículo funcional para ensinar alunos com deficiências

Escrito por charles pearson | Traduzido por rosangela gandini
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Currículo funcional para ensinar alunos com deficiências
Alunos com deficiência precisam de acomodações especiais para serem bem sucedidos na escola (today image by alwayspp from Fotolia.com)

Alunos com deficiências devem ter programas adaptados especificamente para suas necessidades. Esses alunos tendem a não acompanhar as aulas com mais frequência que os outros e desistir da escola em um alto índice. O currículo é o conjunto de matérias que o educador ensina em sala de aula. Os professores devem determinar o que os estudantes precisam aprender em sala de aula.

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Nível do aluno

Preparar um currículo para alunos com deficiências traz desafios especiais. Os educadores devem determinar o nível de instrução apropriado para cada estudante em particular. Os instrutores devem também desenvolver formas de comunicação e avaliações alternativas, de modo que esses alunos tenham igual acesso às experiências em sala de aula e dessa forma os educadores possam avaliar o progresso desses estudantes de modo preciso.

Currículo funcional para ensinar alunos com deficiências
É desafiador preparar um currículo educacional para alunos com deficiências (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Diretrizes da política

Os professores devem ainda construir um currículo que se encaixe dentro das diretrizes apresentadas pelos decisores políticos. Os estudantes devem aprender língua portuguesa, literatura brasileira, matemática, ciências, estudos sociais e outras matérias tradicionalmente ensinadas no curso. A instrução dada pelo educador deve ser também significativa para o aluno.

Relevância

Os educadores devem também levar em consideração o que é especificamente funcional para os alunos, o que quer dizer que devem considerar quais habilidades realmente ajudarão os estudantes a atingirem sucesso acadêmico a longo prazo. Muitos instrutores preocupam-se que o currículo imposto pelo Estado interfere nas necessidades individuais do aluno, forçando os educadores a redirecionarem o tempo da instrução centrada no aluno para a instrução centrada no conteúdo.

Currículo funcional para ensinar alunos com deficiências
É importante que a aprendizagem seja funcional para o aluno (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Independência do aluno

Um currículo educacional funcional ensina aos alunos habilidades que os ajudarão a tornarem-se independentes. Idealmente, as habilidades ensinadas devem ser relevantes para a vida real do estudante e a rotina natural. Entretanto, eles ainda devem aprender o conteúdo ao mesmo tempo em que adquirem as habilidades mais práticas da vida, como por exemplo arrumar a cama. Quando o conteúdo for ensinado, ele deve idealmente ser relevante à vida do estudante.

Pontos fortes e fracos

Os alunos com deficiências nem sempre têm dificuldades em todas as matérias. Os instrutores devem levar em consideração em quais aspectos do currículo cada um em particular é bem sucedido, dessa forma o educador não perde tempo em sala de aula focando muito nessas áreas. Do mesmo modo, os educadores devem devotar mais tempo em sala de aula com matérias em que os estudantes especificamente apresentam dificuldades. Os professores devem também considerar o uso de múltiplos métodos de instrução quando ajudarem os alunos a superarem suas fraquezas, incorporando métodos áudio-visuais.

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Métodos áudio-visuais ajudam a fixar o conteúdo aprendido (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Socialização

Em adição à aprendizagem das habilidades da vida prática, os alunos com deficiências precisam aprender habilidades sociais que os ajudem a interagir com os outros, uma vez que eles são interdependentes com outros membros da sociedade. Para facilitar o desenvolvimento das habilidades sociais, as escolas têm tentado integrar os estudantes com deficiências com outros alunos, de modo que eles tenham oportunidades de interagir. No passado, muitas pessoas com deficiências eram educadas em instalações separadas, longe dos outros alunos.

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É necessário propor atividades interativas aos alunos com deficiências (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

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