Como dar uma aula sobre as três leis do movimento de Newton

Escrito por rebekah richards | Traduzido por luiz neves
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Como dar uma aula sobre as três leis do movimento de Newton
Pode-se demonstrar as leis de Newton com uma bola de basquete (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

As leis de Sir Isaac Newton referem-se às três leis mecânicas essenciais para o entendimento da física. As leis descrevem a relação entre as forças que agem em um objeto e como o objeto se move. Oferecer uma demonstração visual das leis de Newton dará aos estudantes uma pausa dos livros habituais e também os ajudará a entender e lembrar desses conceitos básicos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Quadro branco e canetas
  • Bola de basquete
  • Bola medicinal
  • Patins clássico (ou patins in-line)

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Instruções

  1. 1

    Explique a primeira lei de Newton para os alunos: objetos tendem a continuar parados ou continuar se movendo a não ser que alguma força aja sobre eles. Escreva essa lei no quadro.

  2. 2

    Demonstre a lei colocando uma bola de basquete sobre a mesa. A bola de basquete continuará parada porque nenhuma força está sendo aplicada nela. Role a bola por um corredor. Ela continuará a rolar até que encontre outra força, como uma mesa, ou até que o atrito diminua sua velocidade até parar.

  3. 3

    Peça para os alunos anotarem a primeira lei de Newton. Pergunte a eles por mais exemplos dessa lei, e escreva nos quadros as respostas dadas por eles. Se a classe ficar emperrada, esteja preparado para oferecer mais amostras. Por exemplo, as mesas na sala não se movem a não ser que sejam empurradas por uma força.

  4. 4

    Explique a segunda lei de Newton para os alunos: a força aplicada em um objeto é igual à massa do objeto multiplicada pela sua aceleração, ou F = ma. Escreva essa lei no quadro.

  5. 5

    Demonstre a segunda lei de Newton empurrando uma bola de basquete por um corredor da sala. Explique aos alunos que uma bola medicinal possui mais massa do que uma bola de basquete. Deixe alguns alunos segurarem a bola para confirmar. Empurre a bola medicinal com aproximadamente a mesma força que você usou na bola de basquete. Ela rolará mais lentamente. Pergunte aos alunos se a bola medicinal tem uma aceleração maior ou menor; a resposta correta é "menor".

  6. 6

    Peça para os alunos anotarem a segunda lei de Newton. Pergunte a eles por mais exemplos dessa lei, e escreva no quadro as respostas dadas por eles. Se a classe ficar emperrada, esteja preparado para oferecer mais amostras. Por exemplo, é necessária mais força para empurrar um carrinho de compras cheio a uma determinada velocidade do que para empurrar um carrinho vazio na mesma velocidade.

  7. 7

    Explique a terceira lei de Newton: para cada ação existe sempre uma reação igual e oposta. Escreva essa lei no quadro.

  8. 8

    Demonstre a terceira lei de Newton colocando os patins e empurrando um armário, parede ou mesa. Você rolará para trás por causa da força. Se você não tiver patins, experimento sentar em uma cadeira com rodinhas.

  9. 9

    Peça aos alunos para copiarem a terceira lei de Newton. Pergunte a eles por mais exemplos dessa lei, e escreva no quadro as respostas dadas por eles. Se a classe ficar emperrada, esteja preparado para oferecer mais amostras. Por exemplo, o recuo de uma arma demonstra a terceira lei de Newton.

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