Debates sobre meninos x meninas para adolescentes

Escrito por jennifer hench | Traduzido por alexandre amorim
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Debates sobre meninos x meninas para adolescentes
Participar de um debate ajuda a promover a autoestima (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ter um uma equipe de debate no ensino médio ou mesmo usar o debate como uma ferramenta de ensino pode mudar um pouco quando se escolhe um fórum de meninos x meninas. Apesar das diferenças de gênero serem ensinadas com cuidado e preocupação, elas podem ser usadas como tópico de início para ideias de debate.

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Seleção de times

Para organizar um grupo de estudantes em equipes baseadas no gênero, é preciso primeiro passar por um processo de explicação das razões do por que esse tipo de separação está sendo feita. Deve-se deixar claro que ambos os sexos são igualmente importantes na sociedade e que eles têm qualidades bastante similares em termos de conhecimento, raciocínio e lógica. Pode-se esclarecer a situação antes dos debates acontecerem, e mesmo antes de se discutir o tópico, declarando que a divisão é pelo bem da simplicidade. Isso permite que o mediador, ou professor, divida facilmente os grupos em duas equipes.

Regras e fronteiras

Para garantir um debate justo e amigável, é preciso garantir que todas as regras em relação a um comportamento apropriado, linguagem e decoro sejam explicadas. Isso deve ser suplementado por uma revisão escrita sobre como o debate deve acontecer e garantir que tanto meninos quanto meninas entendam o que é esperado deles. É preciso ter uma reunião pré-debate para delimitar tudo isso, para não causar brigas entre os grupos durante o debate formal. Exemplos de itens para discutir antecipadamente incluem não se referir ao gênero do seu oponente de debate, evitar fazer comentários depreciativos, provocativos ou declarações que possam ser constrangedoras ao sexo oposto e proibir que questões pessoais não relacionadas ao debate sejam mencionadas nas discussões.

Opções de tópicos

Uma atividade extra que pode ser usada para escolher os possíveis tópicos para um debate é fazer com que todos os estudantes se reúnam em uma localidade central e revejam uma lista determinada de tópicos de debate. Essa atividade ajudará a avaliar quais tópicos instigam um debate instantaneamente, quais exigem planejamento e quais simplesmente não servem para seu grupo de adolescentes. Pode-se ainda fazer com que eles submetam ideias individuais para o debate e permitam que o grupo vote neles.

Resultados e recompensas

Os debates, no núcleo da atividade, realmente não possuem respostas certas ou erradas. Eles devem ser um fórum para linhas de pensamento e ideias diferentes. Os vencedores e perdedores não precisam ser escolhidos, exceto se o debate for formal, que segue as orientações, e pontos forem marcados. Use o debate como uma ferramenta para ensinar habilidades de comunicação. Assim que todas as equipes tiverem concluído seus argumentos, reveja o processo e faça comentários individuais para cada estudante. Certifique-se de deixar claro que o debate serve para ensinar aos alunos e que ambos os lados se saíram bem.

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