on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber se um rato de estimação está doente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Conheça o seu rato. Qualquer mudança no comportamento ou aparência física precisa de atenção. A presença desses indicadores, muitas vezes, significa que o animal está doente. Muitos problemas de saúde não são graves, mas alguns requerem ajuda veterinária. Descobrir problemas de saúde envolve a observação visual e o manuseio do animal. Ser pró-ativo é fundamental para manter o seu rato saudável e bonito!

Instruções

Aprenda a identificar sinais de doença no seu rato de estimação (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Observe se há ganho de peso. A obesidade é comum em uma alimentação rica em sementes, nozes ou comidas humanas. Mude sua dieta para um tipo equilibrado de alimentos secos e elimine petiscos em excesso.

    Loading...
  2. Preste atenção à perda de peso. Esse sinal geralmente significa que o seu animal de estimação está doente. Leve seu rato ao veterinário para fazer exames e verificar se há vermes.

  3. Observe se os dentes da frente parecem muito longos. Incisivos muito grandes causam problemas na boca e na mandíbula. Os dentes do rato crescem continuamente. Geralmente, eles são desgastados à medida que o animal rói, mas às vezes é preciso que um veterinário raspe-os.

  4. Preste atenção aos espirros, problemas na respiração, barulhos excessivos com a boca ou outros sons audíveis. Esses sintomas indicam uma potencial infecção viral e é recomendável consultar um veterinário.

  5. Observe inatividade ou atividade excessiva além dos hábitos normais do seu animal. Peça ao veterinário para fazer um check-up no rato.

  6. Julgue coceira ou perda de pelo como um potencial problema de parasita. Reviste visualmente sua pelagem.

  7. Procure problemas oculares. Lacrimejamento, estrabismo ou piscar de olhos anormal está associado a doença devido a uma infecção viral ou estresse.

  8. Observe sinais de diarreia ou erupção cutânea que se desenvolverem. Esse sintoma significa que é necessário fazer uma visita ao veterinário.

  9. Manuseie seu rato de estimação. Sempre procure por caroços ou alterações na pelagem e na pele, já que os tumores são comuns nesses animais.

Loading...

Aviso

  • Nunca deixe de tratar os sintomas encontrados.
Loading ...
Loading ...