Como decorar um apartamento de 150 metros quadrados

Escrito por bonnie singleton | Traduzido por luiza thomaz
Como decorar um apartamento de 150 metros quadrados
Escolha os móveis certos para um quarto pequeno (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Decorar uma casa pequena pode ser um desafio, porém o fato de você morar em um lugar assim não precisa significar que o lugar precise ser chato, amontoado e pouco atraente. Mantendo algumas dicas simples em mente , você pode fazer o lugar parecer maior, permitindo que você tenha espaço para respirar e um lugar para o qual você não se importe voltar todos os dias.

Cor e iluminação

Pintar com cores que sejam claras e frias, especialmente azul e verde suaves, pode fazer o espaço parecer mais aberto. Além disso, pense em monocromático. Use cores da mesma família quando for ajeitar os móveis e acessórios, e evite estampas extravagantes, finando com móveis simples que você possa enfeitar com almofadas. A luz pode abrir um espaço pequeno também, então adicione mais lâmpadas ou pense em instalar fileiras de lâmpadas, se o contrato de aluguel permitir, e use luzes baixas para ocasiões mais íntimas. Tente evitar luzes de teto, se possível, já que elas provocam a ilusão de ótica de tetos mais baixos.

Janelas e chão

Livre-se de cortinas pesadas e abra as janelas para deixar o máximo de sol entrar (limpe bastante as janelas , já que a sujeira pode deixá-las escuras). Pendure tratamentos de janela do teto ao chão para adicionar tamanho. Tapetes claros podem fazer o quarto parecer maior.Mesmo se você tiver carpete, pode colocar um tapete pequeno em cima.

Móveis e planejamento

Diminua o tamanho dos móveis: sofás, cadeiras, divãs e mesas devem ser menores do que o comum para permitirem mobilidade máxima. Ou, ao invés disso, escolha uma peça grande multifuncional em torno da qual centrar o aposento e compre todos os outros móveis em tamanho pequeno. Escolha móveis com duas funções como, por exemplo, sofás-cama ou camas com estrado conjugado a estantes. Móveis curvados podem amaciar o efeito de apartamentos muito quadrados, e mesas com topo de plástico ou vidro também fazem o aposento parecer maior. Use eletrodomésticos menores também, substituindo geladeiras e microondas grandes por versões menores.

Acessórios e armazenamento

Empacote ou dê itens que você não use muito. Tudo deve ter seu lugar, de preferência escondido atrás da porta de um guarda-louças, armário ou closet. Tente usar prateleiras individuais, que você pode comprar em lojas de móveis ou utilidades, ou então use suportes de parede e placas de madeira em cima. Use espelhos quando possível para fazer o quarto parecer maior. Até um espelho pequeno em um canto pode ajudar. Tenha cuidado para não colocar acessórios demais: quanto menos, melhor.